Restoque vai investir R$ 200 milhões

Em torno de 80% dos recursos serão aplicados na abertura de lojas das quatro marcas do grupo: Le Lis Blanc, B.Bô, John John e Noir,Le Lis

O Restoque, grupo dono das marcas Le Lis Blanc, Bo.Bô, John John e Noir,Le Lis, pretende investir R$ 200 milhões em 2012. Cerca de 80% dos recursos serão aplicados na abertura e manutenção de lojas. Os outros 20% serão destinados à infraestrutura. A previsão do grupo é abrir 109 lojas no ano, mais que dobrando o tamanho da rede de 104 lojas próprias com a qual encerrou 2011.

Começou 2012 em ritmo acelerado. Em uma semana, entre final de fevereiro e início de março, abriu quatro lojas da John John Denim. Em abril, prepara o lançamento da marca de roupas masculinas Noir,Le Lis amparada pela inauguração de sete lojas em abril de uma só vez. Até o final do ano, serão inauguradas mais 25 unidades, somando 32 lojas da nova marca.

Segundo Alexandre Afrange, CEO do Restoque, as novas lojas de 2012 já estão contratadas. Segundo ele, ainda que as obras de algum shopping center em construção atrasem, o cronograma de inauguração será mantido, nem que para isso a empresa tenha que alterar seus planos. Também está prevista a estreia da linha de cosméticos Le Lis Beauté neste início de ano.

Apesar do incêndio que destruiu o centro de distribuição da empresa em São Paulo e que acabou afetando o plano de abertura de lojas, o grupo Restoque encerrou 2011 com receita líquida de R$ 473,6 milhões, que corresponde a aumento de praticamente 35% sobre 2010. No período, foram abertas 47 lojas. Para 2012, a expectativa é encerrar o ano com cem lojas Le Lis Blanc, 51 lojas da Bo.Bô e 32 da Noir,Le Lis, além da Jonh John (leia mais).



O lucro líquido também cresceu. Saltou 17,3%, alcançando R$ 43,45 milhões. A expansão da margem bruta foi expressiva, contabilizando quase 70% de aumento, atribuído por Cristián Melej, diretor financeiro do grupo, ao excelente mark up (a diferença entre custo de produção e preço de venda ao consumidor) e a elevação da participação dos importados no mix de produtos das marcas.

Showroom único

Em meados de fevereiro, o grupo anunciou outra medida que altera o modelo comercial para as vendas de atacado. Reuniu num só lugar o showroom das quatro marcas. “É uma estrutura inovadora para o Brasil porque o modelo preserva a identidade das marcas, com espaço e ambientação que reproduzem o estilo da loja-conceito, ao mesmo tempo que traz facilidade ao lojista que resolve as compras num lugar só”, afirma Afrange.

O showroom funciona quase como uma pronta-entrega, diz. Pois, as mercadorias são entregues com prazo que varia entre 48 e 72 horas.

Afrange explica que, embora o canal de lojas próprias responda pela maior parte da receita do grupo, a receita com multimarcas vem crescendo. Em 2011, houve esforço em ampliar a base de clientes, cujo impulso maior veio da marca Bo.Bô. O executivo informa que a estratégia será mantida em 2012, ressaltando os resultados iniciais do novo modelo com showroom único.