Neste ano, a marca inicia a produção de malhas e trabalha para aumentar o número de multimarcas
A Riccieri, no mercado de jeans há 25 anos, inicia o ano com investimentos que incluem a busca de novos clientes multimarcas e o começo da produção de peças em malha. Depois de substituir por modelos novos máquinas de lavar, estufa, secadores e compressores na área de lavanderia, no final do ano, projeto que consumiu cerca de R$ 200 mil, a marca trata de expandir a carteira de clientes que, hoje, conta 1,5 mil multimarcas.
As lojas que revendem produtos da Riccieri se espalham principalmente pelo centro-oeste, sul e sudeste. Agora, a empresa pretende expandir os negócios para as áreas norte e nordeste do país, que representam cerca de 15% da distribuição da marca. A Riccieri, que iniciou atividades como facção, lançou sua própria marca há 17 anos. “Quem começa uma facção tem vontade de ter sua própria marca”, diz Valdir de Costa (foto), proprietário da companhia.
A marca sempre foi focada no público jovem. Mas há três anos criou duas linhas – a Riccieri Man e a Riccieri Woman – com o intuito de atender o consumidor de maneira mais diferenciada e, com isso, atingindo um público jovem mais adulto. A coleção de inverno 2007 da marca, apresentada em janeiro, traz lavagens mais escuras e tecidos mais pesados. Cada coleção tem 154 peças (sendo 109 em denim), e a cada trimestre 50 novas peças são adicionadas à coleção original.
Com a entrada da malha na coleção, a expectativa é que aproximadamente 90% do faturamento continue vindo do jeans. “A produção da marca cresce a uma média de 5% ao ano e no que se refere ao faturamento, no último ano tivemos um crescimento de 8%”, conta Costa, sem revelar valores. A marca não pensa em exportação, mas prevê a abertura de lojas próprias e franquias em quatro anos.
Toda a produção da marca é feita na fábrica e na lavanderia Riccieri, situadas no Morro da Fumaça, município de Santa Catarina. A unidade de produção conta com 240 funcionários, sendo 35 alocados na lavanderia (que faz o reúso de água), e ocupa 4 mil metros quadrados de área construída.
fotos: acervo Riccieri