A edição de verão mostrou as novas coleções de 120 empresas da região do Agreste Pernambucano, de oito segmentos, incluindo jeans, que responde pela maior fatia dos negócios
Termina nesta sexta-feira, 19, a 12ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana, realizada em Caruaru, desde o dia 17. Na edição de lançamento do verão 2012, 120 empresas participaram, mostrando suas coleções para cerca de 500 compradores, dos quais 337 especialmente convidados para o evento, o que significa que esses tiveram as despesas totalmente bancadas pela organização.
Os demais são lojistas que fazem coincidir a viagem de negócios à região na época da rodada. Nesta edição, o evento ocupou o último andar do Shopping Difusora, ganhando área de 4,2 mil metros quadrados, o dobro do espaço que tinha no ano passado. Durante três dias são realizadas vendas. “Mas observamos que o relacionamento se estreita, com a participação na rodada rendendo até três meses de produção”, atesta Christina Fiúza, da J&B Consultores, organizadora do evento.
A iniciativa é da ACIC (Associação Comercial e Empresarial de Caruaru), com promoção do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas) e da AD-Diper (Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco). João Bezerra da Silva Filho, da Etical, que assumiu a presidência da ACIC para o biênio 2010/2012, conta que a rodada reúne empresas de 12 municípios da região do Agreste Pernambucano, de oito segmentos, começando pelo jeans, que responde pela maior fatia das vendas, além de moda feminina, íntima, infantil, masculina, praia, fitness, surf & streetwear.
“Hoje a Rodada de Negócios é considerada o terceiro maior evento a trazer dividendos para Caruaru e região, especialmente para o turismo de negócios”, afirma Silva Filho. A experiência tem atraído interesse de outros estados nordestinos, ressalta Débora Florêncio, diretora regional do Sebrae-PE. Como exemplo ela cita a recente visita do governo do Rio Grande do Norte para conhecer o projeto do APL de Moda do Agreste Pernambucano.