Com a chegada de 32 teares em 2019 o mais recente fabricante de denim do pais conclui investimento de R$ 100 milhões
Com pouco mais de quatro anos produzindo denim, a Saltorelli prevê concluir a rodada de investimento que iniciou há quase uma década. A chegada de 32 novos teares às fábricas que opera em Americana, no interior paulista, completa desembolso de R$ 100 milhões aplicados no período. A primeira parte do lote de teares desembarca no Brasil, em março, e a segunda, em junho, prevê Pedro Saltorelli, diretor da empresa. Para receber os novos equipamentos, o fabricante expande a planta industrial de denim que vai ganhar mais 5 mil metros quadrados.
“Alguns desses teares substituirão máquinas mais antigas, outros representam expansão de capacidade. E não é só para o denim, para a operação original, também”, conta o empresário. Em meados do ano passado, a Saltorelli colocou em operação sua segunda máquina de tingimento de índigo, comprada da Santanense, que desativou a linha. Atualmente, produz em torno de 2 milhões de metros de denim por mês e outros 500 mil metros de sarja. Incluindo as outras linhas, a capacidade de produção da empresa sobe para 3,1 milhões de metros por mês.
A evolução das vendas do denim nesse curto período estimulou a empresa a olhar também para o mercado externo. Em janeiro participou pela primeira vez da Colombiatex de Las Americas como convidada da Creora, fornecedor do elastano empregado nos tecidos que produz. Os resultados dos contatos realizados na feira levaram a empresa a decidir abrir um escritório comercial em Medellín, com parceiro local, que deverá começar a funcionar em 60 dias, estima Saltorelli. Decidiu ainda que terá estande próprio na próxima edição da Colombiatex, em 2020.
DENIM MAIS LARGO SACUDIU O MERCADO
A Saltorelli tem 20 anos de mercado, fazendo tecidos para uniformes militares, para calçados, moda feminina, entre outros segmentos. A operação original continua mas diminuiu a participação. “O denim hoje representa 80% do nosso faturamento”, afirma Pedro Saltorelli, que comanda empresa e liderou a transformação. Segundo o empresário, a experiência em bater sarja, leve e pesada, com e sem elastano, que continua sendo produzida na unidade 1, ajudou a empresa a migrar para o denim. “Não foi uma operação completamente nova”, diz ele.
De acordo com o empresário, ao decidir entrar para um mercado tão disputado quanto o do denim, a empresa fez um estudo que apontou que as confecções brasileiras tinham bastante interesse de trabalhar com denim elastizado mais largo. E foi com esse diferencial que a Saltorelli estreou e ganhou participação. “Nós mudamos o mercado porque entramos com teares mais largos para o denim, 20 centímetros acima do que a concorrência dispunha. Entramos com denim de 2,10 metros de largura”, lembra o diretor da empresa. Um exemplo cita é um super elástico (45% de stretch) comercializado com 1,55 metro de largura.
Outro diferencial, aponta, é ter bases bem compactadas, de fios finos, recurso que deixa o artigo respirar mais. Ele explica que trabalha com o mesmo peso de mercado, porém, usa mais fios na construção. É o mesmo 9oz, contudo tem 14/16 fios, o dobro dos oito encontrados no mercado, compara. Observa que essa densidade maior de fios permite gama extensa de lavagens. “Também é mais confortável para quem veste”, assegura. Dá como exemplo a escolha de lençol, quanto mais fios, mais macio será o artigo.
COMPROU PLANTA MODERNA
A decisão de acrescentar mais fios à estrutura do tecido depende de dispor de equipamento que permita essa construção, acrescenta Pedro Saltorelli. Chamada de unidade 2, a fábrica de denim da empresa, e onde fica a matriz, foi montada em uma planta industrial desativada. A Saltorelli comprou os ativos (prédio e maquinário) da Jacyra Têxtil há cerca de dez anos. A unidade já dispunha então de sistema próprio de captação de água e estação de tratamento de efluentes. Para a reativação da fábrica, foram feitos investimentos novos.
Exceto as máquinas de tingimento que foram compradas usadas, os demais equipamentos (de acabamento, urdidura e teares) foram adquiridos novos. Isso inclui a compra de teares Toyota com tecnologia e-Shed. “Somos os primeiros a ter no Brasil”, reforça o empresário. A planta industrial da Jacyra ocupa terreno de 60 mil metros quadrados de área, dos quais 20 mil metros quadrados construídos. Para iniciar com denim, foram levantados mais 10 mil metros quadrados.
A decisão de investir na produção de denim tem a ver com a crise do setor têxtil que o país viveu, especialmente em Americana, por causa da concorrência asiática. Para continuar nessa indústria, a empresa decidiu diversificar o portfólio de produtos. O projeto de denim começou a ser desenhado em 2013. Dois anos depois, em 2015, o denim da Saltorelli chegou ao mercado.
A maior parte do que a Saltorelli produz é denim elastizado, fazendo poucas bases em 100% algodão. O mix completo tem em torno de 20 artigos. São Paulo é o principal mercado, com atuação em grandes magazines e marcas do Brás. Tem participação ainda em Goiás, Toritama e Paraná, conta Pedro Saltorelli.