Ciclo de 5 anos termina em 2024, com a empresa planejando a próxima fase tendo foco em automação industrial.
Em 2024, a Santista SA conclui o ciclo de investimento de R$300 milhões iniciado em 2020, quando os novos controladores assumiram a empresa que completa 95 anos em novembro. O porte do investimento nos próximos 5 anos ainda não está definido. Porém, o foco estará concentrado em automação industrial, com a implantação de ferramentas destinadas a evoluir os recursos de indústria 4.0, explica Newton Coelho, diretor de negócios da Santista.
Na primeira fase, a empresa investiu em modernização industrial, desde a fiação até o acabamento, na qualificação e capacitação de pessoal, tanto no Brasil quanto na Argentina, onde opera uma fábrica. Conforme Coelho, 2024 foi um ano de normalização da cadeia produtiva global de insumos têxteis a equipamentos e máquinas, a despeito da inflação industrial no Brasil e do aumento do dólar frente ao real.
As vendas até o início do último trimestre do ano indicam que a empresa pode crescer 10% em 2024, observa o diretor. Ele diz que o crescimento poderia ser maior não fossem os prazos alongados para entrega das máquinas compradas e cujo impacto de implantação foi adiado para 2025. Atualmente, informa, a Santista conclui o investimento produzindo 85 milhões de metros, entre Brasil e Argentina, incluindo artigos de moda e do segmento profissional que registrou avanços importantes, inclusive no volume de exportação.
Para 2025, a expectativa aponta que os rumos da economia não irão mudar significativamente no Brasil. Para o mercado de moda, a empresa avalia que será um ano de continuidade. Nesse sentido, mantém o portfólio enxuto, reduzido para atender metas de produtividade.
LANÇAMENTOS
O principal lançamento da coleção SS2026 é o Re Power Denim. Trata-se de tecido produzido com 16% de poliéster obtido pelo reprocessamento de garrafas Pet descartadas, combinados a 82% de algodão e 2% de elastano com 41% de alongamento. A base tem peso de 9oz e tingimento Sky Blue, conforme explica Patrícia Goto, gerente de marketing e produtos da Santista.
Para a nova coleção, o fabricante lançou mais sete produtos. Um deles é o denim Legacy 95, em alusão aos 95 anos da Santista. Tem efeito flamê no urdume, elastano de conforto e o novo tingimento Pacific Blue.
O tingimento preto continua com o New Glue Mix Black, em base de algodão, poliéster e elastano, que alcança stretch de 58%. Em composição semelhante de algodão, poliéster e algodão, o Power Mix tem trama de poliéster em preto e tingimento Soft Blue. Da mesma forma, na linha de pretos, a empresa lança o Power Mix Black, que combina tingimento black e trama preta.
Outra novidade é a versão em 11oz do Soft First Denim em base 100% algodão. No original, o peso é de 13 oz.
Para a família No Wash, o fabricante incluiu o denim Light Blue, em azul claro, e o Black. E adicionou versões mais largas de tecidos já consagrados em venda ou com novos acabamentos. É o caso do Soft First Denim Plus que ganhou 8 cm adicionais na largura.
foto: divulgação