Com 12 lançamentos, fabricante de tecidos para roupas profissionais participa da Colombiatex visando aumento de participação dos artigos de moda.
Com atuação fortemente centrada em tecidos voltados para os segmentos operacional e funcional, a Santista WorkSolution decidiu intensificar esforços para aumentar participação no mercado de uniformes que incorporam componentes de moda. Sua linha WorkFashion acaba de ser ampliada com 12 lançamentos, que serão apresentados oficialmente durante a Colombiatex, na semana que vem, em Medellín.
Além de ampliar a quantidade de produtos disponíveis neste início de ano, a Santista desenvolveu catálogo específico para a linha WorkFashion, separou as equipes de desenvolvimento e a de suporte, para atendimento especializado. “É um novo posicionamento”, afirma Maurício Vasques, gerente de WorkSolution. Ele conta que a empresa sempre manteve uma linha de artigos para confecção de roupas com algum componente de moda para atender setores corporativos, como de secretárias executivas ou pessoal de recepção, por exemplo. “Mas, era restrita”, explica.
A maior participação da marca está concentrada em dois grandes mercados – de uniformes da área operacional e uniformes funcionais – que têm em comum grandes volumes, preocupação com itens de segurança, praticidade, entre outros aspectos que facilitam o desempenho de funções de campo ou chão-de-fábrica, por exemplo. Já o segmento de uniformes alinhados com imagem corporativa tem características diferentes.
Ao contrário dos dois outros segmentos, o WorkFashion é um ramo fragmentado em muitos fornecedores, tanto de confecção como de tecidos, observa Vasques. Os lotes são menores e as produções mais customizadas porque requerem modelagem distinta. “A pretensão não é acompanhar tendências, mas, associar tecidos de qualidade, duráveis, confortáveis, que garantam bom caimento com design e modelagem adequada”, acrescenta o executivo.
Nessa nova fase, o desenvolvimento da linha WorkFashion foi dividido em tecidos camisaria, com artigos lisos e com fio tinto; e alfaiataria, com artigos lisos e maquinetados. Em camisaria, Vasques destaca as opções em fio tinto, que já existiam e, agora, foram aperfeiçoadas com o lançamento de tecidos produzidos com fios mais finos (com título até 45). Outra novidade é a aplicação do acabamento PassaFácil, para deixar a roupa menos amarratoda.
Em alfaiataria, o gerente aponta para as opções de tecidos maquinetados com padrões como príncipe de Gales e risca de giz. As novidades incluem, ainda, o uso de elastano com stretch 360 graus, que permite alongamento tanto no sentido de trama quanto de urdume e que ganharam a extensão FIT no nome. Também a cartela de cores foi diversificada.
O canal de vendas da linha WorkFashion deverá atrair homologados tradicionais interessados em atuar em novos segmentos, avalia o gerente. “E pode também acontecer de uma confecção de moda decidir atuar com esse tipo de uniforme”, pondera.
A Santista WorkSolution usa cinco plantas. Quatro delas estão no Brasil: duas no nordeste (Paulista e Socorro) cuja produção é predominantemente tecido workwear; e duas no interior de São Paulo (Americana e Tatuí), que também batem tecido para roupas profissionais. A planta da Argentina produz denim, a linha flat (sarja para moda) e workwear, conta Vasques.