Após queda no lucro, grupo desinveste em mídia e eventos esportivos para impulsionar vendas de varejo no próximo ano

O Grupo SBF, controlador da Centauro e distribuidor oficial da Nike no Brasil por meio da Fisia, anunciou a decisão de concentrar seus investimentos e estrutura nestas suas duas principais unidades de negócios, de modo a impulsionar as vendas a partir de 2026 com a Copa do Mundo Fifa. Em busca de crescimento rentável, a empresa optou pelo desinvestimento na NWB, plataforma de mídia esportiva digital, e na X3M, organizadora de eventos esportivos.
A reorganização do portfólio de negócios ocorre após um semestre de resultados mistos. De acordo com o balanço financeiro do período, a receita líquida do Grupo SBF somou R$ 3,37 bilhões, que representam crescimento de 5,1% em relação ao mesmo semestre de 2024. No entanto, o lucro líquido da companhia derreteu. Caiu 57,4% na mesma comparação, atingindo R$ 113,78 milhões no primeiro semestre de 2025.
Com 227 lojas físicas de varejo, a rede varejista Centauro contribuiu com R$1,76 bilhão em receita líquida no semestre. Já a operação da Fisia, que combina 47 lojas físicas da Nike, e-commerce e canal de atacado, somou R$1,87 bilhão.
Segundo o comunicado do Grupo SBF, os desinvestimentos recentes não geram efeitos relevantes nos resultados ou no balanço patrimonial, mas são estratégicos para alocar recursos nas áreas com maior potencial de retorno, especialmente diante da Copa do Mundo Fifa 2026, de futebol masculino.
Na avaliação da companhia, o evento deverá impulsionar a demanda por artigos esportivos. Avalia aumento nas vendas de camisetas da seleção brasileira, da qual a Nike é patrocinadora, e também na Centauro.
INVESTIMENTOS
Na Centauro, os investimentos vão ser direcionados para renovação de lojas, ampliação de sortimento e atendimento técnico. O desembolso inclui ainda atualização do ambiente digital de vendas, como a implementação da integração omnichannel.
Para a unidade Fisia, a companhia investirá sobretudo no canal de atacado. Entre as ações previstas, a empresa cita a reformulação da plataforma de pedidos, eventos para varejistas, ajustes na segmentação de produtos e menor nível de remarcações. O plano prevê ainda o fortalecimento de produtos nas categorias de corrida, lifestyle e futebol.