Smel lança verão com mais jeans

Em dois anos, a participação da sarja subiu para 25% do volume total comercializado pela marca de moda feminina do Paraná.

Ao final de 2013, a participação da sarja nas três coleções anuais lançadas pela Smel representava em torno de 10%. Na temporada de primavera/verão 2015-16, que será apresentada às multimarcas depois do Dia das Mães, os modelos em sarja colorida e estampada correspondem a 25% do total de uma produção que em dois anos aumentou 50%, passando de 20 mil peças por mês, em 2013, para a média atual de 32 mil peças por mês.

A marca de moda feminina de Mandaguaçu, cidade vizinha a Maringá, no Paraná, usa a sarja em calças, saias, bermudas e shorts. Na estação em lançamento, a coleção inteira terá 140 modelos, dos quais 35 itens em sarja, calcula Anderson Carrion, gerente comercial da empresa. O inverno teve 160 modelos, 40 deles em sarja. A terceira coleção é a de alto verão. Ele conta que nesse período o consumo dos coloridos aumentou bastante e essa demanda refletiu nas coleções, especialmente no ano passado. “Neste início de ano, a demanda pelo colorido oscilou um pouco para baixo”, aponta Carrion.

Ele não descarta o lançamento de uma linha de denim na Smel, mas, é um plano de médio prazo. Antes disso, vai testar o início da venda de modelos em denim na Caetana, marca de moda feminina jovem que a empresa comprou no final do ano passado e cuja primeira coleção de reestréia é a de primavera/verão. Se os resultados do piloto com 20 modelos forem positivos, a expectativa é lançar a linha de denim da Caetana na coleção de alto verão, diz o gerente.

O aumento de produção não envolveu a entrada em operação da Caetana. Mas, haverá impacto porque a empresa terá mais um galpão de pré e pós produção, mais acabamento para as coleções da nova marca. Os outros dois galpões – os três localizados em Mandaguaçu – são dedicados às coleções da Smel. A empresa terceiriza a parte de costura para 65 facções da região em que está o pólo de jeans do Paraná, explica Carrion.

As estações da Smel são comercializadas por 30 representantes, que atendem em torno de 600 multimarcas. A marca não tem do que se queixar sobre o desempenho das vendas no primeiro trimestre, afirma o gerente. “A empresa havia previsto crescimento de 12% na coleção do inverno 2015 em relação a 2014. E fechamos bem em cima. Vimos redução de mercado por parte do cliente fidelizado, que deu uma adequada no pedido, comprando um pouco menos. Mas, para atingir a meta, usamos o recurso de aumentar a carteira de clientes, e funcionou”, conta o executivo, acrescentando que registrou reposição de inverno. A expectativa é grande em torno das vendas do varejo para o Dia das Mães. Se as lojas venderem bem, vão colocar pedido para a próxima estação, avalia o gerente, que tem a agenda completa para a segunda quinzena de maio a fim de mostrar a coleção de primavera/verão para as multimarcas.

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