Ação envolve a participação de 20 empresas interessadas em fomentar as vendas para o mercado internacional
O Texbrasil (Programa de Exportação da Indústria de Moda Brasileira) deu início em setembro ao projeto de capacitação com workshops, palestras e oficinas para empresas de moda brasileiras, interessadas em informações estratégicas para desenvolver negócios internacionais. O Programa de Inovação é desenvolvido pela Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos). O programa é dividido em três diferentes etapas, como capacitação, diagnóstico e plano de inovação, e será finalizado em março de 2013, tendo como único requisito, que a empresa faça parte do programa Texbrasil.
Fazem parte do programa as empresas Cedro, Santanense, Bonfio, Teda, Luppo, Rodhia.com, entre outras, totalizando 20 empresas participando do projeto que segue para a terceira etapa, de inovação, a partir da segunda semana de outubro. Essa fase prevê visitas às empresas para diagnóstico em termos de gestão e adoção de boas práticas voltadas ao desenvolvimento sustentável da atividade. As palestras, oficinas e workshops abrangem temas como técnicas e estruturas do comércio exterior e processos administrativos para a exportação, a importância do design no desenvolvimento e criação de protótipos de produto. Segundo o Texbrasil, as empresas vão receber os planos de inovação concluídos entre novembro de 2012 e março de 2013.
O custo para participar do projeto varia em cada uma das fases. A de capacitação custa R$ 200,00 por empresa, a fase de diagnóstico é grátis, enquanto o plano de inovação está fixado em R$ 1.500,00 por empresa, incluindo despesas de viagens e diárias dos consultores envolvidos na ação.
foto: divulgação Texbrasil