Textura Confecções aumenta o canal de varejo próprio

A empresa, que já conta com duas lojas Transa Tom, tem planos para abrir mais quatro unidades em 2011, uma delas no Jataí Shopping, o primeiro da cidade

Para 2011, os planos da Textura Confecções passam pela expansão do canal de varejo, com a abertura de mais quatro lojas próprias – todas da rede Transa Tom, que já conta com duas unidades em funcionamento em Goiás, uma em Jataí, cidade onde fica a sede da empresa, e outra em Rio Verde. Uma das novas lojas já está contratada. Será aberta em novembro de 2011 junto com o Jataí Shopping, o primeiro empreendimento do gênero da cidade cujas obras de construção estão previstas para começar em janeiro.

As outras três serão abertas próximas a Jataí, em cidades ainda a serem escolhidas. Para operar no varejo, a Textura decidiu padronizar a rede em torno da marca Transa Tom, a mais antiga de três marcas administradas pela empresa. Apesar do nome, as lojas próprias de varejo funcionam como multimarcas, comercializando também as coleções das outras duas marcas da Textura, a Triponto e a Tempo, além de produtos de outras empresas, como surfwear, pijamas, meias, camisas, cintos e carteiras, que ajudam a compor o mix oferecido.



Com esse reforço no canal de varejo associado a ações de divulgação da marca Transa Tom nos pontos de revenda, a Textura avalia que será possível ultrapassar a média atual de 50 mil peças por mês, conta Elter Guimarães, diretor geral da empresa. Há dois anos, o volume de produção variava em torno de 60 mil peças por mês. A queda é atribuída ao canal atendido por representantes, em função da forte concorrência em torno de preço. Atualmente, a Textura atende de 600 a 700 multimarcas.

Guimarães destaca, ainda, que as três lojas de pronta-entrega Triponto, localizadas em Goiânia, têm apresentado aumento de vendas, situação que também deve contribuir para a expansão planejada para o próximo ano. Outra ação estratégica no sentido de incentivar os negócios foi a reformulação da marca Tempo, originalmente direcionada ao público jovem senhora, acrescenta o diretor. A partir da coleção do verão 2011, chega ao mercado com perfil feminino jovem.



A linha de jeans, o carro-chefe da empresa, e parte da coleção de camisetas têm produção própria na fábrica em Jataí. Os demais modelos comercializados pelas marcas, como vestidos camisas e camisetas são fabricados por parceiros industriais. Também essa área de terceirização terá mudança com a contratação de mais fornecedores PL com vistas a reduzir custo final de produto, explica Guimarães.

Criada em 1988, a Textura Confecções soma hoje 300 funcionários entre fábrica, administrativo e lojas.

fotos: divulgação