Entrega é feita aos domingos no estacionamento do Parque das Feiras para veículos cadastrados e autorizados pela prefeitura.
Há três semanas, desde 26 de abril, Toritama implantou um serviço de delivery para compras de atacado feitas online, por Whatsapp ou Instagram. As mercadorias são empacotadas e entregues no estacionamento do Parque das Feiras, complexo comercial que funciona na cidade. A iniciativa é da Acit local (Associação Comercial e Industrial de Toritama). O movimento financeiro não é grande, porque as vendas são picadas. Variam de 30 a 40 peças por pedido. “Mas têm permitido girar os estoques que estavam parados”, explica ao GBLjeans Luiz Minervino Neto, presidente da entidade.
A ação conta também com o apoio da prefeitura, envolvendo as secretarias de saúde e a de desenvolvimento econômico. Pelo modelo adotado, o lojista compra da forma que preferir, incluindo a plataforma Parque das Feiras Online. Mas tem que baixar o app Delivery – Toritama Feira do Jeans para fazer o cadastro de retirada.
Os lojistas vendem de segunda a sábado. E a entrega é feita aos domingos no estacionamento do Parque das Feiras, das 8h00 às 15h00. No cadastro de retirada, o comprador deve indicar de quais marcas comprou e qual ‘excursão’ ficará responsável por buscar a mercadoria que deve estar empacotada e identificada. Ao todo, a prefeitura cadastrou 40 excursões – são os meios de transportes, que podem incluir carretas.
40 EXCURSÕES CADASTRADAS
Cada excursão tem duas pessoas. Além do motorista, só é permitido o profissional que fica encarregado de conferir o pedido e levar até o destino. Essa restrição visa evitar aglomerações. Todos devem usar máscaras de proteção respiratória. O Parque das Feiras fornece álcool gel, água e almoço para as equipes.
Luiz Neto conta que a maioria das marcas já estava acostumada a vender sobretudo pelo Whatsapp para o atacado. O que mudou foi a forma de entrega, e a exigência de cadastro para o comprador retirar a mercadoria. É feito pelo app com versão para iOS e Android.
Ele explica que as marcas estavam com a produção em andamento visando o Festival do Jeans, programado para 29 de abril a 2 de maio, quando veio a quarentena e a programação foi adiada para agosto. O evento funciona como uma espécie de esquenta para as vendas das festas juninas um mês depois.