Marca de jeans masculino criada em 2016 dobrou de tamanho em meio à pandemia.

Aproveitando o vácuo deixado por marcas consagradas, que saíram do mercado ou perderam participação, a Urbô Store cresceu como marca de jeans masculino. A meta para 2022 é crescer nada menos do que 60% sobre o forte 2021, quando a empresa dobrou de tamanho. Mesmo começando o ano com o país em condições adversas, como a nova onda de infecções por covid e as chuvas que castigaram muitas cidades, as vendas de inverno respaldam as expectativas para o ano, assegura Matheus Menezes, co-fundador da marca.
Em 2021, no segundo ano da pandemia, a marca produziu
92 mil peças dentro de um vasto mix, no qual a linha de jeans sustenta 40% das vendas. O faturamento atingiu R$9 milhões, conta Menezes.O resultado representa o dobro registrado em 2020, quando a Urbô produziu 45 mil peças e faturou R$4,5 milhões, compara o empresário.
Para fazer frente a essa expansão, neste início de 2022 a empresa muda pela segunda vez de endereço em menos de um ano, conta Menezes. A partir de março, a intenção é operar em um espaço maior, integrando a fábrica e o centro de distribuição, que hoje operam em locais diferentes na cidade mineira de Divinópolis, onde fica a sede da Urbô.
A marca tem produção própria de jeans e malharia. Terceiriza a etapa de lavanderia, a confecção de camisas e de shorts de praia.
INVESTIMENTO DE R$500 MIL
A expansão industrial vai consumir parte dos R$500 mil de investimentos previstos para 2022. Mas, de acordo com Menezes, a maior parte está reservada para a campanha de marketing planejada para divulgar e fortalecer a marca no varejo.
Conforme o empresário, a empresa considera que a marca está consolidada no atacado. Nesse canal, a Urbô trabalha com showrooms de vendas em diferentes regiões do país, que fornecem atualmente para 310 multimarcas.
Dentro do projeto de fortalecimento da marca no varejo, a Urbô solta nova campanha de Jeans Experience a partir da próxima semana, com um vídeo no qual um bailarino vestido de calça e jaqueta feitos de denim elastizado faz uma performance.
Menezes explica que é uma forma de mostrar a flexibilidade do tecido, ao mesmo tempo que toca no preconceito que ainda resiste de que homens não usam roupas com mais de 40% de stretch. Para ele, em 2022, haverá uma evolução social abrindo espaço para o que chama de “novo homem” com olhar mais aberto para a moda.
PRESENÇA NO VAREJO
Outro projeto em análise é a entrada da Urbô com varejo próprio, pelo formato de franquia. O processo de captação começaria no segundo semestre, com previsão de abrir dez lojas no primeiro semestre de 2023, acrescenta Menezes.
Desde o início, em 2016, a Urbô opera com ecommerce próprio que começou como um site para venda de camisetas ao público masculino. Mas o jeans esteve na base da marca desde o lançamento.
ESTILO URBANO

sócios na Urbô Store.
Menezes conta que desde o início a proposta dele com o sócio Aloysio Rebello já era de investir em moda masculina urbana, privilegiando o jeans. Na avaliação deles, ainda hoje as marcas masculinas mais relevantes no mercado brasileiro focam no lifestyle praiano ou com viés de alfaiataria. Segundo ele, as marcas fortes em jeans masculino perderam fôlego.
A Urbô lança três coleções por ano, com mix que inclui também acessórios, como mochilas, cintos e carteiras.
Na linha de malharia, um dos diferenciais das coleções é, salienta Menezes, a opção por empregar materiais de base sustentável como malha feita com fibras produzidas com borra de café, fibra de banana, cânhamo, garrafa PET, além de algodão natural, egípcio e pima.
“Hoje pelo menos metade da produção do jeans conta com matéria-prima de caráter sustentável. Obviamente que toda a coleção restante do jeans é oriunda de fábricas que possuem selos de sustentabilidade”, ressalta o empresário.
Entre as novidades está o lançamento de calça de sarja com fibra de cânhamo na composição e outro denim de refibra. Os lançamentos da coleção Impulso, de primavera/verão, também incluem denim que não amarrota, dispensando o uso de ferro de passar, e outro com acabamento que evita odores, ambos tecidos fornecidos pela Vicunha.
Nas modelagens de calças, ampliou a oferta com carrot, skinny, straight e slim fit.
Fotos: divulgação / Bruno Saldanha