Entre as facilidades previstas estão prazos alongados de pagamento e possibilidade de trocar mercadoria com pouco giro
Como parte da estratégia de relacionamento, algumas marcas enquadram os clientes em diferentes categorias, de acordo com fatores como volume e frequência de compras, tempo de relacionamento, pontualidade de pagamento, visibilidade da loja. Os lojistas classificados como VIP obtêm vantagens nas negociações, que incluem distribuição de material de divulgação para o ponto-de-venda, descontos, flexibilidade nos prazos para o pagamento das faturas, prioridade de atendimento e na entrega.
De acordo com Cláudio Pessanha, gerente de marketing da Dopping, a marca trabalha com um programa de fidelidade, no qual dependendo da frequência de compra (ou do tamanho da loja), o cliente recebe bonificações de pagamento, mais material de divulgação para o ponto-de-venda e treinamento sobre moda, coleção em lançamento e estratégia de fidelização de consumidor.
A MissBella concede atendimento especial aos clientes fiéis (que trabalham com a marca há mais tempo), compram em grande quantidade e têm um bom posicionamento de mercado. É o grupo VIP. “Criamos um departamento especial para esse grupo de clientes. Os gerentes ficam responsáveis por monitorar se os produtos estão girando bem nessas multimarcas”, afirma Paulo Vieira, diretor da MissBella. Como incentivo de vendas para esse grupo de clientes, a marca oferece brindes, como uniformes para vendedores e ferramentas de marketing, caso o cliente solicite.
Com cerca de 400 clientes classificados na categoria VIP, algo como 20% das revendas, a ACT dá prioridade no atendimento a clientes de grandes cidades e que compram sempre. “Essas multimarcas também recebem mais material de ponto-de-venda, já que suas lojas são vitrines da marca para o consumidor. Em alguns casos, quando o próprio lojista investe na divulgação da marca, nós damos o valor correspondente aos gastos em produtos”, conta Hector Santos, proprietário da marca.
A Lee divide a carteira de clientes em três categorias: Platinum, Gold e Silver. “Essas categorias foram divididas de acordo com o tempo que o cliente trabalha com a marca, volume de compras, participação da marca dentro da multimarcas, tipo de consumidor que atende e localização”, descreve Ronald Grunwald, gerente comercial da empresa. Os clientes das categorias Platinum e Gold recebem orientação de uma equipe especializada de como expor melhor o produto, montar vitrine e corner, material de divulgação e treinamento aos vendedores da loja.
Presente no mercado brasileiro há cerca de quatro anos, a Von Dutch identificou os melhores lojistas que trabalham com a marca, para os quais concede benefícios, como facilidades na negociação. “Baseamos esse histórico, principalmente, no volume de compras, pagamentos em dia e tempo de vínculo com a marca”, explica Leonardo Neto, diretor executivo da Von Dutch no Brasil.
foto: GBLjeans