Marca paranaense avalia que, no verão 2017, os coloridos deverão representar metade do volume de produção.
Especializada na confecção de calças e bermudas, a Via Gráfit que só trabalhava com denim incluiu há dois anos modelos produzidos em sarja colorida. Segundo Alexandre Graciano de Oliveira, diretor da empresa, desde então a participação desse item tem evoluído. No inverno, calcula que 70% sejam peças em denim e 30% de coloridos. Para o verão 2017, a expectativa é desse mix mudar bastante em função da demanda por sarja.
“Teve boa saída no inverno e no verão acredito que a produção ficará 50%-50%”, diz o empresário, que credita o interesse em grande medida pelo figurino exibido nas Olimpíadas do Rio. É uma mudança de participação importante porque a empresa produz 30 mil peças por mês, volume que tem se mantido estável nos últimos dois anos.
Além das cores tradicionais como branco, marinho, preto e cinza, a Via Gráfit supõe que os tons terrosos, especialmente o caramelo, deverão ser as principais cores da cartela, tanto para homens quanto para mulheres. Porém, segundo Oliveira, a estratégia é comprar bases PT, a maior parte com elastano na composição, e depois mandar tingir em lavanderia de acordo com a demanda.
Com 30 anos de mercado, a marca de Londrina, no Paraná, faz quatro coleções por ano, com cerca de cem modelos cada uma, comercializadas por 18 representantes para multimarcas do sul, sudeste e centro oeste do país. Diante do mercado em situação mais difícil que em outras épocas, a Via Gráfit optou por produzir o que está vendendo, sem manter estoque de peça pronta, conta o empresário. “Mantenho estoque apenas de tecido e aviamentos”, explica.