Vicinal vai abrir oito lojas próprias até 2012

Na estratégia da marca, controlada pelo mesmo grupo da Act e da Zil, está, ainda, duplicar o número de lojas multimarcas com as quais trabalha no mesmo período

A Vicinal inicia sua estratégia de posicionamento de mercado, que tem como meta principal a abertura de oito lojas próprias até 2012. Para isso, a empresa investe de 5% a 10% de seu faturamento anual na comunicação da marca e na capacitação de representantes. Pelos próximos quatro anos, a Vicinal pretende dobrar o número de lojas multimarcas, atingindo cerca de 800 pontos. A estratégia da empresa também prevê que os representantes trabalhem com estrutura de showroom. Hoje, dez dos 22 representantes da marca já contam com esse tipo de estrutura e o restante vai se adequar ao modelo de vendas até o fim do projeto. Os valores de investimentos não foram revelados.

As duas primeiras lojas próprias da marca devem ser abertas no segundo semestre de 2009, e tem localização mais provável nas capitais paulista e mineira. “Todas as ações de comunicação e capacitação acontecem simultaneamente, já que uma parte ajuda a outra. Para dar mais visibilidade à marca, fazemos campanhas com celebridades, que são veiculadas em outdoors, rádio, revistas, sites e nos pontos de venda da marca, onde temos ótimos resultados”, conta Guilherme Tostes, gerente de marketing da Vicinal. De acordo com ele, o plano visa a abertura de duas lojas a cada semestre até que seja atingido o número projetado.

 

“É muito importante essa mudança na dinâmica de venda dos representantes, pois, com a estrutura de showroom, o cliente pode ter acesso a uma variedade maior de produtos da Vicinal, melhorando o atendimento aos clientes”, explica Tostes. Após a abertura das primeiras duas lojas, os locais escolhidos se dividem entre Salvador (BA), Recife (PE), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Goiânia (GO) e outra loja em São Paulo, que pode ser localizada no interior da estado. Para ajudar na divulgação, a empresa planeja parcerias com projetos sociais e concursos culturais envolvendo estudantes de universidades de moda durante as campanhas das próximas coleções.

 

Derivada da marca ACT, a Vicinal surgiu em 1997 para preencher espaços de venda da marca principal. Sem atuação por alguns anos, a marca foi relançada em 2003 e, agora, procura ações para se posicionar no mercado. Controlada pelo Grupo Pasquini e Santos (que detém as marcas ACT, Vicinal e Zil), a Vicinal é direcionada para o público jovem masculino e feminino, com idades entre 15 e 25 anos. Com estilo casual, a marca de São José do Rio Preto (SP) procura atender as necessidades do público que “busca praticidade para se vestir e que tenha atitude”, descreve a empresa. 

 

Com produção anual de 200 mil peças, a marca dedica cerca de 60 mil delas ao segmento do denim. Dividida em três coleções anuais (outono/inverno, primavera/verão e alto verão), a marca direciona 60% dos modelos para o público masculino, sendo o restante direcionado para as mulheres. De acordo com Tostes, 85% das vendas da marca são feitas para esse tipo de público. Toda a parte de jeans é terceirizada, enquanto o corte da parte de malharia é feito internamente pela empresa.

 

Para o alto verão, a marca conta com Jonatas Faro, ator da novela adolescente global Malhação, como garoto-propaganda. A coleção apresenta modelos mais justos ao corpo, como calças skinny e retas de cintura baixa e anatômica para homens e mulheres. As cores das peças da estação são os cinzas claros, os black desgastados e o índigo bruto. “A maior aposta para o alto verão está nos aviamentos, costuras e rebites das peças. O jeans chega com aspecto clean, ganhando valor agregado nos detalhes”, comenta Tostes.

fotos: divulgação