Fabricante inicia o ano com crescimento em volume e decisão de encerrar as negociações para aquisição das operações da Cedro.

Mesmo diante de um cenário econômico considerado ainda desafiador, a Vicunha Têxtil apura resultados positivos no primeiro semestre até maio. Líder da indústria de denim na América Latina, a Vicunha registrou crescimento de volumes em relação ao mesmo período de 2024, afirma ao GBLjeans Dilane Galvão, gerente geral de vendas da companhia. A executiva não forneceu detalhes dessa variação, mas assegura que um dos motores da expansão são as coleções transversais nas quais a Vicunha investe.
“Temos trabalhado com coleções que trazem tecidos leves e pesados, independentemente da estação, para atender tanto o cliente que planeja no longo prazo quanto o que está mais voltado ao curto prazo. O varejo está mais cuidadoso, trabalhando com mais variedade de modelos, mas com volumes menores, para evitar perdas com liquidações. Isso exige mais agilidade e assertividade de toda a cadeia”, salienta Dilane.
Neste primeiro grande lançamento de 2025, a Vicunha investe em coleção com 21 artigos, dos quais 16 em denim e 5 em denim colour, refletindo o ciclo atual de alta do denim. Com perfil transversal, a nova coleção abrange bases desde 4,7oz até 11oz de peso. Também está alinhada para responder às três direções de moda com as quais a empresa trabalha na temporada: Sensitive Winsdom, Renewed Journey e Chaos Aesthetics.
EXPECTATIVA PARA O 2º SEMESTRE
A Vicunha mantém visão positiva para o segundo semestre, ainda que moderada. “Não esperamos um boom, mas sim uma evolução consistente. O consumidor brasileiro está acostumado aos ciclos de alta e baixa dos juros, e o mercado vai se ajustando. O importante é manter o foco em produtos com valor agregado e planejamento estratégico”, acredita Dilane Galvão.
Anunciada com grande expectativa no ano passado, a negociação para assumir o controle das operações da Cedro Têxtil não prosperou. A Vicunha informa que encerrou as negociações que mantinha. “Como líder do setor têxtil em denim e brim na América Latina, a Vicunha se mantém focada no desenvolvimento sustentável de suas operações e aberta às oportunidades de crescimento de seus negócios”, afirmou em nota à imprensa.