Fabricante de denim e sarja foi escolhido para representar o tato no túnel sensorial criado pela Apex para a edição brasileira do evento com palestras de idéias inovadoras.
Como uma das patrocinadoras da edição brasileira do TED (acrônimo para Technology, Entertainment, Design), evento destinado à disseminação de idéias, a Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) montou um túnel sensorial, com o objetivo de apresentar o país sem o ranço dos estereótipos. Para o tato, a Vicunha participou destacando a textura de tecidos feitos a partir da reciclagem de garrafas PET, da linha Eco-D, combinada a algodão certificado.
Para o olfato, o túnel combinou aromas de floretas e de frutas, como castanha do Pará, cupuaçu e pitanga. O visitante também foi instado a escolher em tablets o que ouvir a partir de uma playlist organizada com produções independentes de músicos brasileiros. Um painel passando vídeos de produções brasileiras em cinema e arte contemporânea desafiava a visão. O paladar foi adoçado com chocolate produzido com cacau orgânico cultivado na Mata Atlântica, na Bahia.
O TED é uma organização sem fins lucrativos criada em 1984, na Califórnia (EUA), como uma conferência para debater idéias e iniciativas. São realizados dois eventos por ano, com palestras de temas variados. As apresentações, que duram no máximo 18 minutos, são gravadas, de modo que os vídeos ficam abertos para serem assistidos pelo website do TED. Essa foi a primeira conferência do TED em um país da América do Sul. Foi realizada de 6 a 10 de outubro, no Rio de Janeiro, sob o tema South!.