Vicunha projeta investir R$500 milhões

Vicunha projeta investir R$500 milhões

Recursos serão aplicados para expansão internacional, com aumento das fábricas da Argentina e do Equador.

Vicunha projeta investir R$500 milhões

Uma das maiores produtoras de denim e sarja do mundo, a Vicunha Têxtil projeta investir R$500 milhões em expansão internacional. O plano envolve aplicar grande parte dos recursos em modernização e ampliação das fábricas da empresa localizadas na Argentina e no Equador. Hoje o mercado internacional participa com 30% a 40% da receita anual que atingiu, em 2023, R$2,5 bilhões.

Outra parte dos recursos que a Vicunha projeta investir se destina ao desenvolvimento de processos mais sustentáveis implementados nas fábricas brasileiras. Entre os planos para 2025 está o de levar para o complexo industrial de Maracanaú (CE) a mesma estrutura que permite à planta de Pacajus, também no Ceará, usar apenas água de reúso na produção dos tecidos, sem necessidade de captar água potável e nova.

Em maio passado, entrou em operação em Pacajus a infraestrutura da VSA, fruto de joint venture da Vicunha com a Cagece, composta por duas estações de tratamento. Uma das estações trata os efluentes industriais e a segunda produz água de reúso para fins industriais. Com esse investimento de R$60 milhões, a Vicunha passa a operar em Pacajus usando 100% de água de reúso. Da coleção lançada a semana passada consta o Nícolas, denim produzido integralmente com água de reúso, tanto em tingimento quanto em acabamento, destaca Renata Guarniero, gerente de marketing da Vicunha.

“Nossa meta é até 2030 zerar o uso de água de manacial no Ceará”, acrescenta a executiva.

PERSPECTIVA

Conforme a gerente geral de vendas da Vicunha, Dilane Galvão, em 2024 a empresa olhou muito para dentro, investindo em capacidade produtiva e na capacitação de pessoal. Atualmente, a empresa produz 20 milhões de metros de tecidos por mês. “Mas a Vicunha está sempre olhando o filme e não uma foto. Então, olhando para 2025 nada muda em relação ao que é o nosso filme, de que como líder dessa cadeia continuar fazendo esse nível de investimento”, observa Dilane, reconhecendo que 2024 não foi um ano fácil para o Brasil.

Em termos de capacidade produtiva, a empresa investiu no aumento da produção de denim colour. “Criamos novas linhas de produção dentro das nossas fábricas porque é um segmento que tem sido muito demandado nos últimos 5 anos. Crescemos muito nesse segmento, mas a gente não reduziu a capacidade produtiva do jeans”, afirma a executiva.

LANÇAMENTOS

Para a nova coleção, a empresa anunciou um pacote extenso de 25 lançamentos. A Vicunha projeta que com esse portfólio consegue atender a demanda cada vez mais plural das direções de moda para o jeans.

Entre as novidades, Renata destaca duas linhas. A WE (de Wash Edition) conta com 3 produtos de brim que podem ser lavados como denim (Haiti Plus II WE; Andrew Plus WE; e Hanks Plus WE). Também lança a linha PL, de denim pré-lavado, com o Doc Eco Plus PL e o Zap Plus PL.

Com a meta de já no próximo ano aumentar para 15% a participação de tecidos produzidos com algodão cultivado sob práticas agrícolas regenerativas, a Vicunha incluiu mais quatro produtos na linha Regen – três de denim (Luiza, Pietro e Pietro Royal) e um de denim colour (Luigi).

foto: divulgação