Pelo acordo anunciado, a empresa vai comprar a operação brasileira passando a ser distribuidora e licenciada exclusiva da marca americana para calçados e vestuário no país
A brasileira Vulcabras Azaleia anunciou que assinou um acordo pelo qual pretende comprar a
totalidade das ações da Under Armour no Brasil. Celebrada a transação, a empresa nacional para a ser distribuidora e licenciada exclusiva da marca americana para vestuário, calçados e acessórios no país. O contrato de compra e venda que foi assinado com a Under Armour Europe e Under Armour UK depende de aprovação pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
O negócio será gerido pela subsidiária do grupo, a Vulcabras Azaleia Calçados e Artigos Esportivos. Segundo comunicado ao mercado, o objetivo das empresas é expandir os negócios a partir da sinergia entre as expertises de cada uma. A empresa nacional seguiria a estratégia de ampliar o portfólio de marcas e a Under Armour expandiria presença no mercado nacional.
A Vulcabras Azaleia atua com três unidades de negócios: a esportiva, com as marcas Olympikus e OLK, a feminina, com Azaleia e Dijean; e o profissional com a marca de Botas Vulcabras. Tem 65 lojas exclusivas no Peru, na Colômbia e no Chile, e uma rede de 12 mil pontos de venda, entre Brasil e exterior. Os calçados são produzidos em três fábricas no nordeste, em Horizonte (CE), Itapetinga (BA) e Frei Paulo (SE). O centro administrativo da companhia funciona em Jundiaí, interior de São Paulo. Opera ainda duas filiais e centros de distribuição no Peru e na Colômbia.
Sediada em Baltimore, nos Estados Unidos, a Under Armour é uma marca global de vestuário, calçados e acessórios voltados para a prática de esporte. Está no Brasil há quatro anos, mantendo uma loja de varejo da marca no Morumbi Shopping, na capital paulista; um outlet em São Roque, cidade do interior paulista; e sendo revendida em 25 lojas de parceiros como a World Tennis, Bayard, Centauro, Velocità, Deny e Mundo Corrida. Atualmente, a marca patrocina no Brasil o Fluminense Football Club, os atletas Bruno Schmidt, Alison Cerutti e Wallace Souza.
É a oitava marca mais valiosa do mundo segundo o ranking Brandz, avaliada em US$ 3,16 bilhões, mas foi uma das que mais perdeu valor de um ano para o outro. Caiu 46%, influenciada pela queda das vendas da marca nos Estados Unidos, ainda que tenha crescido em outros mercados, analisa o estudo.