AL-Invest Verde seleciona projeto da Focus

AL-Invest Verde seleciona projeto da Focus

Programa financiado pela União Europeia escolhe proposta que promove moda regenerativa e circular.

AL-Invest Verde seleciona projeto da Focus

No segundo edital para atrair propostas a serem financiadas, o programa AL-Invest Verde selecionou o projeto do Instituto Focus Têxtil, braço social de uma das maiores importadoras de tecidos do Brasil. Dos 42 projetos selecionados, esse foi o único do setor de moda e têxtil do Brasil. Nomeado Moda Regenerativa e Circular propõe ações voltadas para pequenos e médios negócios de moda.

O esforço será no sentido de capacitar designers, professores e estudantes para levarem às empresas do setor modelos de produção de vestuário que sejam menos poluentes, reduzam o desperdício, gerem menos resíduos e funcionem pelos princípios da economia circular. Em comunicado ao mercado, o Instituto Focus Têxtil informa que constituirá cinco turmas de capacitação até o final do projeto.

Pelas normas do programa AL-Invest Verde, os projetos financiados têm dois anos até a conclusão. No caso do Instituto Focus Têxtil, o aporte cobre o biênio 2024-2025.

De acordo com o comunicado à imprensa, o Moda Regenerativa e Circular pretende reutilizar cerca de uma tonelada de resíduos têxteis e peças descartadas por meio dessa capacitação. A primeira turma com 22 pessoas já iniciou os trabalhos, sendo que as primeiras sessões foram ministradas pelo parceiro Citeve, o centro de pesquisa e inovação de Portugal.

APORTE DE €25 MILHÕES

Programa da União Europeia (UE), o AL-Invest Verde tem por objetivo promover o crescimento sustentável e a criação de empregos nos países da América Latina. Por meio do Componente 1, no qual se insere o Instituto Focus Têxtil, o programa destina fundos para a implementação de projetos inovadores para pequenas empresas do setor privado. Há outras duas frentes no programa: Componente 2 (destinado ao setor público) e Componente 3 (implementação de instâncias de defesa da propriedade intelectual na região).

Entre os dois editais, no total, foram selecionadas 66 propostas às quais estão destinados €25 milhões. Pelo segundo edital, apenas dois projetos cobrem o setor de moda – o do Brasil e outro do Peru.

foto: divulgação Instituto Focus Têxtil