Anunciados vencedores do Reinvente

Concurso patrocinado pela Renner elegeu as soluções mais inovadoras para moda em quatro categorias, com prêmio total de R$ 100 mil

De 342 inscrições, o concurso Reinvente premiou quatro projetos, considerados as melhores soluções, inovadoras e sustentáveis, destinadas ao varejo de moda dentro do conceito de economia circular. Cada um dos quatro vencedores receberá prêmio de R$ 25 mil cada um. Junto com os segundos e terceiros colocados das categorias, vão participar ainda do livro Reinvente: arte, moda e sustentabilidade para um mundo melhor, que integra a dinâmica da premiação.

Na categoria Produção, venceu Roberta Negrini, com o case Joaquina Brasil: moda com impacto socioambiental positivo. Ela é a fundadora da marca feminina, instalada na capital paulista, que trabalha o conceito de upcycling, uma vez que usa materiais de reaproveitamento. Na categoria Varejo, que buscava soluções voltadas para o ambiente físico de loja ou de operação logística, foi escolhida a proposta da arquiteta Fernanda da Costa Silva, com Loja-Modelo, um estudo de logística e sustentabilidade para loja de roupas.

Na categoria Pós-Consumo, a dupla Caroline Camargo Régio e Lorena Schluga ganhou apresentando o case A implantação da economia circular através da Use – Clothes for Us, site criado pelas duas que propõe um closet compartilhado com roupas femininas, mediante a adesão a planos de assinaturas. Na categoria Matéria-prima, outra dupla, formada por Renan Serrano e Fabricio Tardim, foi premiada pelo Redesfibra.com, projeto que propõe uma técnica nova para reciclar tecidos com elastano na composição, que não usa combustão para remover o fio elastizado da base.

O concurso é realizado pela Quattro Produções, com o uso de incentivos da Lei Rouanet e patrocínio da Lojas Renner.