Fashion for Good cria museu interativo

Espaço voltado a difundir o conceito de moda circular funciona no mesmo prédio da organização em Amsterdã

A Fashion for Good inaugurou no dia 5 de outubro o que chama de “primeiro museu tecnológico interativo do mundo dedicado à inovação da moda sustentável”, instalado dentro do prédio onde funciona a organização voltada a incentivar o conceito de moda circular em Amsterdã, na Holanda. A entrada ao Fashion for Good Experience é gratuita e a intenção é motivar novos hábitos de consumo, mostrando os bastidores da cadeia de produção de roupas, além da exposição de produtos sustentáveis e inovações em estudo.

A visita pode seguir por trilhas digitais e personalizadas desde que o visitante pegue logo na entrada uma pulseira de identificação por radiofrequência (RFID). Pode cruzar o Innovation Lounge, que apresenta 50 empreendedores, que estão começando a mudar a indústria da moda, diz a FFG. “Ao dar visibilidade ao trabalho dessas personalidades, mostramos aos visitantes que os bons costumes na moda não apenas são possíveis, como estão ao nosso alcance. Além disso, mostramos que o Fashion for Good é o local ideal para falar de inovação sustentável no setor da moda”, declara em comunicado ao mercado Katrin Ley, diretora executiva da organização fundada pelo Instituto C&A, com apoio de algumas empresas do setor, entre as quais a varejista C&A.

Entre as experiências destacadas, a organização aponta a participação no museu da Colorifix, empresa que tingiu um vestido da Stella McCartney usando micro-organismos modificados; e da Mycotex, que desenvolveu um vestido feito de micélio (raízes dos cogumelos); além de material de apoio acessível como videográficos em movimento e entrevistas gravadas com os autores.

Outro núcleo do Experience é o Design Studio que permite ao visitante do museu personlizar sua própria camiseta Cradle to Cradle Certified Gold e mandar estampá-la pelo site, ao preço de € 20. O museu conta ainda com a Good Shop, uma loja com produtos sustentáveis criados a partir de inspirações, que serão renovadas a cada três meses, conta a organização. O primeiro tema é Splash: repensando o papel da água na moda”, com itens da Adidas x Parley, da Kings of Indigo, da Ecoalf, da Insane in the Rain, da Karün e da Ms. Bay.

O Fashion for Good Experience é uma iniciativa do Instituto C&A, com apoio da Adidas, da C&A e da holding PVH Corp.