O acordo de cooperação foi fechado com os governos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul
O BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) repassará US$ 1,2 milhão aos estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul a serem aplicados no desenvolvimento sustentável da bacia do rio Uruguai. O acordo de cooperação técnica foi assinado hoje, 14, em Brasília e prevê a contrapartida de US$ 750 mil para cada um dos estados.
A doação, originada do Fundo Fudiciário Japonês do BID, prevê a contratação de consultoria que ficará encarregada de realizar diagnóstico sobre a bacia; elaborar um plano de ação voltado para o desenvolvimento sustentável; implantar um sistema de monitoramento e avaliação; e definir um projeto de estrutura institucional para a implementação do plano mestre. O prazo para os trabalhos é de dois anos.
A bacia do rio Uruguai abrange 230 municípios gaúchos e 147 catarinenses, além de áreas na Argentina e no Uruguai. O objetivo é preservar as águas superficiais da bacia e o manancial subterrâneo denominado Aquífero Guarani, considerado um dos maiores sistemas de reserva de água mineral do mundo. A ameaça principal ao sistema tem origem na perfuração desordenada e na contaminação nas áreas de extração e recarga.