Produzidos a partir de insumos têxteis reaproveitados, os 15 modelos integram a Semana Jeans da varejista.
Neste ano, a Semana do Jeans da C&A ganhou nova abordagem. Para a campanha, a varejista lança sua segunda coleção de jeans circular. São 15 modelos feitos de denim cuja composição conta com fios produzidos a partir de insumos têxteis reaproveitados, como sobras de resíduos dos próprios fornecedores da cadeia e roupas descartadas pelos consumidores nos pontos de coleta da rede.
De acordo com comunicado à imprensa da C&A, as peças serão comercializadas em todas as 330 lojas físicas da rede vendidas a partir de R$139,99.
“O projeto conecta um sistema de manufatura reversa de peças, com o auxílio dos mais de 200 pontos de coleta permanente de roupas usadas – batizado de Movimento ReCiclo – possibilitando que estas peças retornem às lojas na forma de novos produtos. No total, mais de 3.890 peças foram reaproveitadas e inseridas no processo, totalizando 1.556 kg de fibras recicladas provenientes apenas do pós-consumo. Com essa matéria-prima, foi possível produzir 10.000 metros de tecido reciclado”, informa o comunicado.
A C&A destaca ainda que para a segunda coleção de jeans circular contratou serviços de lavanderias equipadas com tecnologia e processos ecoeficientes, como o uso de software que possibilita às marcas medir os impactos ambientais dos processos aplicados. “Com o apoio da nova tecnologia, nesta coleção a varejista reduziu significativamente este número, passando a usar até 9,5 litros de água por unidade, uma redução de, pelo menos, 65%”, acrescenta o informe da varejista.
LOGÍSTICA REVERSA
Desde 2017, a C&A implantou pontos de coleta no escritório central e em lojas para a arrecadação de roupas de qualquer marca. As peças são separadas, de modo que aquelas em condições de uso são doadas a instituições parceiras do projeto. Já as demais são encaminhadas para reciclagem via a Retalhar, empresa certificada pelo Sistema B, que fica responsável pela manufatura reversa das peças.
Pelo balanço da empresa, em 2021, foram arrecadados 33 mil itens, que totalizaram quase 7 toneladas. Desse total, 18 mil peças em boas condições foram doadas; cerca de 12 mil seguiram para reciclagem; e 3,5 mil serviram para upcycling.
Ainda conforme o comunicado, desde o lançamento, o projeto arrecadou em torno de 165 mil peças, o equivalente a 40 toneladas. Aproximadamente 70% foram doados e 30% serviram para reciclagem.
“Queremos reforçar para a cliente que ela pode, sim, adquirir as principais tendências, produzidas com qualidade e menor impacto ao meio ambiente, a um preço justo”, declarou no comunicado Cyntia Kasai, gerente executiva de ESG da C&A Brasil.
foto: divulgação