Indústria acelera transição energética para reduzir custos, garantir estabilidade e alcançar a autossuficiência

Com investimento em energia solar direcionado à autossuficiência, a Canatiba Têxtil busca a diversificação de sua matriz energética. Recentemente, a empresa ampliou a participação no capital do Sertão Solar Barreiras, parque fotovoltaico localizado na Bahia e operado pela Echoenergia. De cerca de 37%, a Canatiba passará a deter 49,5% do capital, em operação aprovada pelo Cade (Conselho Admistrativo de Defesa Econômica).
“Queremos diminuir a vulnerabilidade diante das oscilações tarifárias. Com a energia solar, temos mais previsibilidade e controle”, explicou ao GBLjeans, Fábio Covolan, diretor da Canatiba. A usina de Barreiras é uma das maiores construídas pela Echoenergia, com capacidade instalada de 351 MW e 760 mil painéis solares.
O modelo adotado é de geração distribuída pelo qual a energia solar produzida pela usina é injetada na rede elétrica e abatida no consumo industrial da empresa. Embora ainda não totalmente independente, a Canatiba vislumbra atingir até 90% de autossuficiência em dois anos, combinando energia solar, elétrica convencional e biomassa (lenha de reflorestamento certificada e cavaco de madeira), esclarece o diretor. Como backup, a indústria conta com caldeiras a gás que completam a matriz energética.
VERÃO 2027
A transição para uma matriz energética mais diversificada acompanha o lançamento da coleção de tecidos voltados para o verão 2027. Conforme Fábio Covolan, a coleção é marcada por tecidos leves, elastizados e com fibras sustentáveis, como algodão reciclado, liocel e a mescla de fibras coloridas aproveitadas de resíduos. O destaque fica para a tecnologia Éko, que se soma ao movimento de ecoeficiência da empresa.
Entre as novidades de denim, a Canatiba cita o Specialitá, tecido leve que recebe o acabamento Easy Care, anti-amassamento. Também cita o Mágico Maxskin, construído com efeito de botonê colorido em tons neon, a partir da mescla de fibras de diferentes cores introduzidas na trama.
Na unidade de negócios Special Fabrics, a novidade passa pela cartela de cores renovada para o verão, pelo uso de fibras diferenciadas e pela continuidade dos tecidos clássicos. Estão entre os lançamentos da segunda coleção de 2025, o tecido Olimpo Collor, que é um maquinetado, e o Arena PT Demax com stretch de 50%, de modo a atender a demanda pelos superelastizados.
A rodada de lançamento da Canatiba Têxtil começou pelo showroom da empresa no Brás, na Denim City São Paulo (DCSP). Para depois seguir para Goiânia (GO), Rio do Sul (SC) e Criciúma (SC), de acordo com a empresa.
foto: divulgação