Piloto feito em parceria com a Maroso é um caminhão leve para atendimento urbano.

Como forma de reduzir as emissões de gases poluentes, a Canatiba testa veículo elétrico para entregas de tecido na Grande São Paulo. É um caminhão leve que pertence a Transportes Maroso, com a qual a têxtil trabalha há oito anos. O modelo
iEV1200T, da Jac Motors, tem capacidade para transportar 5 toneladas e autonomia para percorrer cerca de 240 quilômetros até precisar de uma nova carga.Conforme a Canatiba, essa distância corresponde ao trajeto de ida e volta, da base da Maroso em Campinas até a região metropolitana de São Paulo. Ao GBLjeans, a empresa explicou que com o piloto “a principal questão em teste é a autonomia”. Por isso, não tem prazo definido para conclusão. Também serão avaliados outros fatores como desgaste do veículo, economia gerada e desempenho.
Só depois dessa análise, Canatiba e Maroso decidirão se aumentam ou não a cobertura usando veículos elétricos. Atualmente, a transportadora leva os tecidos Canatiba para oito estados.
A eletrificação da própria frota também passa pelos planos da Canatiba. Atualmente, para atender demandas entre as suas unidades fabris em Santa Bárbara D’Oeste conta com seis caminhões e oito veículos leves. “Conforme o envelhecimento da frota e a viabilidade de custo de troca por elétricos fique mais viável, a transição ao longo do tempo é algo natural”, acrescentou a empresa ao GBLjeans.
A Canatiba testa veículo elétrico porque modelo empregado garante zero emissão. Um veículo capaz de levar 5 toneladas movido a diesel lançaria cerca de 50 toneladas de CO² na atmosfera por ano, afirma a empresa.
AVANÇO DA FROTA ELÉTRICA NO BRASIL
Entre janeiro e fevereiro, as montadoras venderam 5.993 veículos elétricos, entre carros, veículos comerciais leves e utilitários no Brasil. A conta não inclui ônibus, caminhões e levissimos (motos, scooters empilhadeiras, etc).
De acordo com a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), as vendas nos dois meses foram recordes. Elevaram a frota para 79.817 veículos em circulação no país. A expectativa da entidade é passar dos 100 mil no início do segundo semestre.