Meta é arrecadar US$ 60 milhões, com desembolso dedicado a impulsionar soluções inovadoras na indústria da moda.
Destinado a fornecer capital para dar escala a implantação de inovações na cadeia da moda foi lançado o Good Fashion Fund. Apresentado na semana passada durante o Hong Kong Fashion Summit, o fundo tem a meta de arrecadar US$ 60 milhões. O novo fundo vai financiar projetos de inovação por toda a cadeia de produção instalada sobretudo em três países asiáticos: Índia, Bangladesh e Vietnã. A estrutura dos recursos financeiros combinará inversões a fundo perdido com capital privado, informa comunicado emitido pelo Fashion for Good.
O lançamento do Good Fashion Fund foi anunciado pelo diretor do conselho da C&A Foundation, Albert Brenninkmeijer. O fundo terá na diretoria Bob Assenberg. Além da C&A Foundation, participa da iniciativa a The Mills Fabrica, com sede em Hong Kong, plataforma de inovação que combina atividades de incubadora, fundo de capital de risco e um espaço integrado de laboratório e loja. A Fount também integra a ação, como uma empresa de consultoria e investimento especializada em países em desenvolvimento.
Segundo o comunicado, o fundo foi criado para suprir a lacuna de falta de capital, de modo a conectar “as tecnologias mais promissoras para o setor enfrentar seus desafios de forma colaborativa”. A ideia é que a oferta de capital permita investimento em soluções que gerem crescimento econômico de acordo com as boas práticas. Isso pressupõe uso de materiais seguros e recicláveis, energia limpa e eficiente, fabricação em circuito fechado e a criação de empregos e crescimento justos.
Podem requerer recursos, fabricantes de pequeno a médio porte, cujos produtos ou serviços estejam alinhados com esses critérios ou que buscam implementar tecnologia e equipamentos para fazer essa transição. “Embora a tecnologia exista hoje para avançar em direção à circularidade, ela ainda não está sendo dimensionada”, declarou em nota à imprensa, Katrin Ley, diretora administrativa do Fashion for Good.