Dona da M.Pollo, Paco e Paco PK, a companhia prevê investir em meio de produção que economize água nas etapas de beneficiamento do jeans, a partir da coleção de alto verão de 2013
Dono de três marcas masculinas – M.Pollo, Paco e Paco Pk –, o Grupo MPL pretende investir na economia de água durante os processos de lavagem do jeans. A novidade era para ter sido incorporada à produção dos itens da coleção de primavera verão 2012/2013, que será lançada no próximo dia 20, mas o grupo optou por adiar a “lavagem ecológica” para a produção das peças de alto verão 2013, com previsão de lançamento para agosto.
“Para usar lavagem ecológica é necessário desenvolver uma modelagem diferenciada, pois, por usar menos água, a peça praticamente não encolhe durante os processos”, explica Nailson Alves, estilista de jeans do Grupo MPL. Segundo ele, as etapas de beneficiamento seriam feitas com grande redução de água, seguindo o conceito waterless. Sem lavanderia própria, a empresa terceiriza os processos de lavagem.
O estilista explica que as lavagens que preservam recursos naturais são, em geral, mais caras do que aquelas feitas pelo processo tradicional. Inicialmente, a equipe vai desenvolver um modelo de calça especialmente para ser lavado por processos mais amigáveis com a natureza. “Mas, se houver condições, toda a coleção de jeans será produzida desta forma a partir do alto verão”, afirma Alves, que é o responsável pelo desenvolvimento das coleções em jeans das três marcas masculinas do Grupo MPL.
Próximo lançamento
Com quase tudo pronto para o lançamento da coleção de primavera verão 2012/2013, o grupo MPL antecipa ao GBLjeans o que reserva para as coleções das três marcas masculinas. Ao todo, foram desenvolvidos 51 modelos em denim, sendo 48 calças e três bermudas.
Nas modelagens, as tradicionais retas e skinnies são as únicas modelagens trabalhadas, segundo Alves. Ele conta que na infantil Paco PK, que estendeu a linha na temporada anterior, dois modelos de calças jeans terão exemplares no tamanho dois, os outros vão do quatro ao 16.
Para os efeitos de lavanderia, as marcas apresentarão os efeitos 3D como característica marcante. Na cartela de cores, Nailson realça tons como branco, marinho, palha, grafite, verde escuro e claro, cáqui e azul claro.
fotos: divulgação