Conheça os selos mais relevantes que validam práticas ambientais, sociais e de qualidade na cadeia têxtil e de confecção

Com a pressão crescente por transparência, sustentabilidade e rastreabilidade, certificações representam atualmente ferramentas centrais para monitorar e garantir práticas responsáveis de empresas têxteis, fiações, malharias e confecções. Esses selos validam desde práticas agrícolas no cultivo do algodão até o uso seguro de químicos, condições trabalhistas e desempenho energético.
Em 2020, o GBLjeans publicou um especial dedicado às certificações têxteis. Além de reportagens detalhando diferentes aspectos da produção responsável, o especial continha uma lista com 17 certificações. Passados quatro anos, àquelas certificações têxteis, o guia incorporou outras que ganharam relevância. Resulta, assim, um guia completo que ficará permanentemente disponível no menu do site para consulta rápida.
O guia das certificações têxteis elaborado pelo GBLjeans organiza os selos em 5 seções. Para cada certificação, o guia identifica a acreditadora de origem e aponta os escopos oficiais.
Dessa forma, o guia cobre tanto certificações têxteis tradicionais como ISO e OEKO-TEX como as do futuro envolvendo circularidade, com material reciclado, e rastreabilidade. Ao todo, são 26 certificações e mais 5 ferramentas de validação como Higgs Index.
SEÇÃO 1 | SEGURANÇA QUÍMICA E PRODUTOS TÊXTEIS
A seção engloba certificações que garantem a segurança do produto final para o consumidor e asseguram que a fábrica gerencia adequadamente produtos químicos perigosos, promovendo conformidade com normas internacionais e boas práticas ambientais na produção têxtil.
> > OEKO-TEX STANDARD 100
Certificação que garante que tecidos e produtos têxteis estejam livres de substâncias químicas nocivas à saúde humana, incluindo metais pesados, pesticidas e outros contaminantes. É aplicável a todas as etapas da cadeia têxtil, desde fibras até produtos acabados, assegurando segurança para o consumidor. Por um sistema modular, certifica diversos componentes, desde a fiação e tecidos até produtos acabados, incluindo acabamentos, linhas, botões, zíperes e outros aviamentos.
Alcance : Global
Acreditadora : Oeko-Tex Association
>> OEKO-TEX MADE IN GREEN
Certificação de produto rastreável para roupas, têxteis para o lar, tecidos, não tecidos, acessórios têxteis, componentes não têxteis, artigos de couro (roupas, luvas, bolsas, sapatos) e peles. Verifica se o artigo foi testado quanto a substâncias nocivas pelo Standard 100 e se foi produzido de acordo com processos sustentáveis e condições de trabalho socialmente responsáveis, conforme a certificação STeP. Cada produto recebe um ID exclusivo, permitindo rastrear os países e instalações onde foi fabricado.
Alcance : Global
Acreditadora : Oeko-Tex Association
>> OEKO-TEX STEP
Sistema modular de certificação para instalações de produção têxtil e de couro, avaliando seis áreas: gerenciamento químico, desempenho ambiental, gestão ambiental, responsabilidade social, gestão da qualidade e saúde e segurança no trabalho. O foco é garantir que as fábricas operem de forma sustentável, ética e segura, abrangendo tecidos, linhas, botões e outros aviamentos.
Alcance : Global
Acreditadora : Oeko-Tex Association
>> ECO PASSPORT BY OEKO-TEX
Certifica produtos químicos, corantes e auxiliares usados na produção têxtil e de couro que não contenham substâncias nocivas. Reconhecido pelo programa ZDHC.
Alcance : Global
Acreditadora : Oeko-Tex Association
SEÇÃO 2 | FIBRAS E CONTEÚDO RECICLADO
Certificações que validam a origem da matéria-prima (orgânica, reciclada ou de práticas agrícolas responsáveis).
>> ABR (ALGODÃO BRASILEIRO RESPONSÁVEL)
Certificação brasileira independente que garante a produção de algodão no Brasil a cada safra, considerando práticas agrícolas responsáveis, rastreabilidade e critérios sociais, ambientais e econômicos específicos do país, com um conjunto de variáveis analisadas bem mais abrangentes que os empregados pela BCI.
Alcance: Brasil
Acreditadora : Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão)
>> GOTS
Global Organic Textile Standard. Certifica têxteis produzidos com, pelo menos, 70% de fibras de origem orgânica. Define critérios ambientais de alto nível ao longo de toda a cadeia de fornecimento e requer conformidade com critérios sociais. Inspeção inclui critérios ambientais e toxicológicos para todos os insumos químicos, como corantes e auxiliares utilizados. Uma estação de tratamento funcional de águas residuais é obrigatória para qualquer unidade de processamento úmido envolvida.
Alcance : Global
Acreditadora : GOTS International
>> GRS
Global Recycled Standard. Certificação para produtos reciclados e cadeias de produção que utilizam materiais reciclados. Concedida a empresas que fabricam ou comercializam produtos que contenham um mínimo de 20% de material reciclado, como poliéster, algodão, plásticos, entre outros. E que sejam processados de maneira sustentável, incluindo restrições a químicos e exigência de garantia de boas práticas trabalhistas e sociais. Garante a autenticidade e rastreabilidade de materiais reciclados ao longo de toda a cadeia de produção. Abrange desde a matéria-prima reciclada até o produto final, incluindo manufatura, embalagem e rotulagem. Os processos de coleta e concentração de materiais não precisam ser certificados pelo GRS.
Alcance : Global
Acreditadora : Textile Exchange
>> OCS 100
Organic Conten Standard. Certificação aplicada a qualquer produto não alimentar que contenha de 95% a 100% de material orgânico. Verifica a presença e a quantidade de material orgânico em um produto final e rastreia o fluxo de uma matéria-prima desde sua origem ao produto final.
Alcance : Global
Acreditadora : Textile Exchange
>> OCS BLENDED
Menos rígida que a OCS 100, a certificação OCS Blended se aplica a qualquer produto não alimentar que contenha, no mínimo, 5% de material orgânico. Verifica a presença e a quantidade de material orgânico em um produto final e rastreia o fluxo de uma matéria-prima desde sua origem ao produto final.
Alcance : Global
Acreditadora : Textile Exchange
>> RCS 100
Recycled Claim Standard. Usado como padrão para rastrear matérias-primas recicladas empregadas por toda a cadeia de suprimentos. Verifica a presença e a quantidade de material reciclado em um produto final. Garante a rastreabilidade e autenticidade de materiais reciclados ao longo da cadeia produtiva, desde a matéria-prima até o produto final. O 100 significa produto que usa 100% de material reciclado. Se contiver menos de 100% entra para a certificação RCS Blended.
Alcance : Global
Acreditadora : Textile Exchange
>> RCS BLENDED
Mesma função de rastreabilidade da certificação RCS 100, mas destinada a produtos que contenham na composição uma mistura de material virgem. Cobre qualquer proporção de 5% a menos de 100% de material reciclado certificado.
Alcance : Global
Acreditadora : Textile Exchange
>> C2C
Cradle to Cradle Certified. Certificação que avalia produtos de forma holística, considerando saúde dos materiais, circularidade, energia renovável, gestão da água e responsabilidade social. Aplica-se a tecido, fios, linhas, corantes, acabamentos e outras matérias-primas, garantindo que sejam sustentáveis, seguros e ambientalmente circulares.
Alcance : Global
Acreditadora: Cradle to Cradle Products Innovation Institute
>> CCS
Content Claim Standard. Certificação que verifica e rastreia o conteúdo declarado de fibras ou materiais (orgânicos, reciclados, etc.) em produtos e componentes. Garante transparência e confiabilidade das alegações de material, sem avaliar a sustentabilidade ou segurança química do produto final.
Alcance : Global
Acreditadora : Textile Exchange
>> RDS ( Responsible Down Standard)
Garante que não houve maus-tratos ou alimentação forçada de animais para fornecimento de penas e plumas.
Alcance : Global
Acreditadora : Textile Exchange
>> FSC PARA FIBRAS TÊXTEIS
FCS (Forest Stewardship Council) é uma certificação para madeira, papel e outros produtos de origem florestal originados de florestas manejadas de forma responsável. Fibras como liocel, viscose ou modal podem ser certificadas FSC caso a celulose usada vier de florestas manejadas de forma sustentável. Mas para que o produto final (tecido ou peça) mantenha o selo FSC, todas as etapas de produção e misturas devem ser registradas e certificadas. Se em algum ponto a fibra certificada for misturada com material não certificado sem controle, a certificação do produto final não pode ser reivindicada.
Alcance : Global
Acreditadora : Assurance Services International (ASI)
>> RWS (RESPONSIBLE WOOL STANDARD)
Garante bem-estar animal (ovelhas) e gestão responsável da terra.
Alcance : Global
Acreditadora : Textile Exchange
SEÇÃO 3 | RESPONSABILIDADE SOCIAL E TRABALHISTA
Critérios focados em direitos humanos, salários justos, proibição de trabalho infantil e forçado.
>> PROGRAMA ABVTEX
Combate ao trabalho irregular na cadeia de fornecimento do varejo de moda brasileiro, como uso de mão-de-obra infantil e escrava. Ou trabalho informal. Verifica condições de trabalho sob aspectos de segurança, proteção à saúde, respeito aos trabalhadores; conformidade legal e responsabilidade socioambiental no processo produtivo.
Alcance : Brasil
Acreditadora : ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil)
>> ISO 45001
Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO). Norma internacional que certifica o sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional da empresa, garantindo práticas para prevenir acidentes, reduzir riscos riscos físicos, químicos e ergonômicos. Critérios para proteger os trabalhadores por meio de processos estruturados e melhoria contínua.
Alcance : Global
Acreditadora : ISO
>> SA8000
Responsabilidade social, ética no trabalho. Avalia e garante práticas de trabalho responsáveis, incluindo direitos humanos, condições de trabalho seguras, não-discriminação, jornada justa e proibição de trabalho infantil e forçado.
Alcance : Global
Acreditadora : Social Accountability International (SAI)
>> FAIRTRADE (FLO)
Comércio Justo. Garante que produtores e trabalhadores em países em desenvolvimento recebam preços justos, condições de trabalho dignas e que práticas ambientais responsáveis sejam adotadas na produção de alimentos, café, algodão, tecidos e vestuário.
Alcance : Global
Acreditadora : Fairtrade International
>> BSCI
Business Social Compliance Initiative. Iniciativa internacional que estabelece padrões de conformidade social para fornecedores nos setores de comércio e têxtil. Programa verifica se fornecedores cumprem princípios de trabalho responsável: proibição de trabalho infantil e forçado; jornada e remuneração justas; condições de saúde e segurança no trabalho; liberdade de associação e negociação coletiva; não-discriminação; adoção de sistemas de gestão para garantir conformidade social
Alcance : Global
Acreditadora : Amfori, associação de empresas que promovem comércio sustentável.
SEÇÃO 4 | GESTÃO DE QUALIDADE, AMBIENTAL E ENERGIA
Certificações têxteis de processo/fábrica. Focadas na melhoria contínua dos processos da indústria (qualidade, meio ambiente, energia).
>> ISO 14001
Certificação de Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Padrão voltado para processos, não para produtos. Avaliando gestão e controle de impactos ambientais da fábrica.
Alcance : Global
Acreditadora : ISO
>> ISO 9001
Gestão de qualidade. Padrão internacional que especifica os requisitos para implantação de sistema de gerenciamento de qualidade. Voltada para processos organizacionais.
Alcance : Global
Acreditadora : ISO
>> ISO 5001
Gerenciamento de energia. Padrão internacional que especifica normas para implantação de sistemas que levem à adoção de melhor eficiência energética, aumentando consumo consciente dos recursos, reduzindo custos e emissões dos gases de efeito estufa, mitigando os impactos ambientais da atividade.
>> I-REC
Permite comprovar eletricidade de fonte renovável. Sistema de certificação e rastreamento de energia renovável, empregado globalmente para comprovar o uso de fontes limpas, sobretudo onde não existem mercados locais de certificados.
Alcance : Global
Acreditadora : I-REC Standard Foundation
>> LWG
Avalia o processo produtivo do couro e o desempenho socioambiental dos curtumes. Analisa gestão ambiental, consumo de energia e água, uso de produtos químicos, práticas sociais. Certifica curtumes, traders, fabricantes.
Alcance : Global
Acreditadora : Leather Working Group
SEÇÃO 5 | PADRÕES, FERRAMENTAS E PROGRAMAS (NÃO SÃO SELOS)
Esta seção lista ferramentas de gestão e compliance que são auditadas, mas que não resultam em uma certificação.
>> ZDHC
Padrão de Gestão Química (MRSL): Diretrizes para eliminar substâncias perigosas e descarte de efluentes. Focado em conformidade.
Alcance : Global
Gestora : ZDHC Foundation
>> BLUESIGN
Padrão em gestão química e ambiental na produção de tecidos. Mais focado na fábrica e no processo do que no produto final. Propõe padrão para uso otimizado de recursos, controle químico e segurança desde o início da produção.
Alcance : Global
Gestora : Bluesign Technologies AG
>> HIGGS INDEX
Não é uma certificação. É uma ferramenta de medição padronizada da Sustainable Apparel Coalition (SAC). Considerada essencial para o rating de sustentabilidade que marcas globais exigem de seus fornecedores. Opera como um conjunto de ferramentas para padronizar a medição de desempenho ambiental e social de produtos e fábricas.
Alcance : Global
Gestora : Sustainable Apparel Coalition (SAC)
>> GHG PROTOCOL
Metodologia de Inventário de Carbono: Padrão global para calcular e relatar emissões de gases de efeito estufa nos Escopos 1, 2 e 3.
Alcance : Global
Gestoras : WRI (World Resources Institute) e WBCSD (World Business Council for Sustainable Development)
>> BCI
Better Cotton Initiative. Não é uma certificação. É uma iniciativa internacional que promove produção de algodão mais sustentável, fornecendo padrões e treinamento sobre práticas ambientais, sociais e econômicas responsáveis no cultivo do algodão para agricultores de países em desenvolvimento.
Alcance : Global, com foco em países produtores de algodão. No Brasil, tem parceria com a Abrapa como parte da certificação ABR (Algodão Brasileiro Responsável).
Gestora: BCI (Better Cotton Initiative), organização sem fins lucrativos com sede em Genebra, Suíça.
>> CE 100 (CIRCULAR ECONOMY 100)
Programa de inovação da Ellen MacArthur Foundation focado em acelerar a transição para a economia circular.
Alcance : Global




