As empresas colocam a saúde dos funcionários em pauta e até o fim do ano não deve mais haver produtos que tenham passado pelo trabalho nas lojas
A Levi´s e a H&M colocam a saúde de seus funcionários em pauta e acabam com os trabalhos de jato de areia nas produções. Comprometidas com a segurança dos trabalhadores que mexem com o beneficiamento do jeans, as marcas anunciaram, hoje, planos para encerrar globalmente esse tipo de trabalho em seus produtos, incentivando outras empresas do setor a seguir o exemplo.
Usado freqüentemente para conseguir efeitos de desgaste no beneficiamento do denim, o jato de areia libera partículas de sílica no ar que, quando absorvidas pelo organismo, podem causar problemas no aparelho respiratório e doenças mais graves como câncer de pulmão.
Segundo comunicado das empresas, a H&M e a Levi´s já vêm trabalhando com a técnica de maneira controlada ao longo dos últimos anos. Entretanto, garantir a segurança dos funcionários frente à substância é uma tarefa muito difícil e, por isso, as empresas decidiram por acabar com o uso dos jatos de areia em seus produtos.
Segundo o plano traçado, pedidos de produtos utilizados no método já foram cancelados e, a partir de 31 de dezembro deste ano, as marcas já não devem ter mais itens em suas linhas que tenham passado pelo processo.
fotos: divulgação