Conforme o fabricante espanhol, a solução Handman envolve uso de lasers, robôs e comunicação entre marcas e centros de produção.
A Jeanologia escolheu o Dia da Terra, 22 de abril, e início da Cúpula Mundial do Clima para anunciar uma nova solução. A Jeanologia lança sistema de automação que envolve uso de lasers, robôs e comunicação direta entre marcas e centros de produção de jeans. O Handman é tratado pelo fabricante espanhol como uma tecnologia voltada ao futuro da manufatura têxtil.
“Essa tecnologia é o início de uma nova era com uma produção totalmente automatizada, sustentável e digital”, declara a companhia em comunicado de imprensa.
Ainda de acordo com a Jeanologia, a solução de automação Handman sustentaria velocidade e escala à produção do jeans a partir do uso integrado de dois eequipamentos de laser, um gabinete de robô e um operador.
“Dois humanos trabalhando com dois robôs e oito lasers podem produzir 10 mil peças jeans vintage em 24 horas, sem gerar descarte”, informa o fabricante. A empresa diz que o sistema está sendo empregado em três fábricas, “produzindo 5 milhões de jeans por ano”.
Ainda conforme a Jeanologia, a solução Handman viabilizaria a comunicação direta entre designers de marcas e varejistas com os centros de produção. Os estilistas enviariam instruções diretamente para o sistema das fábricas. “Pela primeira vez, consumidores e centros de produção estarão conectados, as marcas se tornarão plataformas criativas que permitem a conexão entre consumidor e produtor”, prevê Enrique Silla, CEO da Jeanologia.
ROAD TO MISSION ZERO
Nesta semana, no âmbito do projeto Road to Mission Zero, a Jeanologia lança em conjunto com a Cone Denim uma coleção de peças, que desde o tecido até o acabamento buscaram a redução no consumo de água.
Segundo a empresa, o objetivo da Missão Zero é em cinco anos eliminar 100% dos resíduos gerados na fabricação e no acabamento de jeans, desde o tecido até a vestimenta final, reduzindo o uso de água a quase zero e devolvendo água limpa de volta à natureza.