A espanhola Jeanologia montou exposição em feira alemã, com modelos de design bacana acompanhados de selo mostrando o nível de impacto ambiental.
Durante a MunichFabric, cuja edição de outono/inverno 14/15 foi realizada na Alemanha a semana passada, a espanhola Jeanologia montou exposição Greendustrial Times na qual combinou modelos de design bacana produzidos segundo processos que têm por meta a economia de água, energia elétrica e de efluentes. Criou seis modelos, que foram acompanhados pelo selo Are you Green enough? (algo como é suficientemente verde, em tradução livre), que indica o nível do impacto ambiental produzido pela roupa.
Para exibir esses indicadores, a empresa criou o software EIM Environmental Impact Measuring), que calcula o impacto a partir de uma equação que avalia variáveis: modelo de máquina, tempo de máquina previsto, temperatura e por quanto tempo, peso da roupa, produtos químicos empregados. E rapidamente o sistema calcula o nível de impacto. “Com essa ferramenta, os profissionais podem avaliar o impacto ambiental do processo de acabamento, o cálculo do consumo de água , energia e produtos químicos e seu impacto sobre a saúde dos trabalhadores, em cada processo de acabamento do vestuário”, descreve a empresa.
O software funciona em plataforma online, no modelo de computação em nuvem. A empresa cria um login e senha e vai montando seu banco de processos, de modo a ter massa de comparação. O usuário não compra o software. Paga por uma assinatura anual que garante o acesso à aplicação a partir de um computador conectado à internet. O preço da assinatura é de 3 mil euros por ano, informa a Jeanologia.
Com exclusividade para o GBLjeans, a Jeanologia descreve os processos pelos quais três das seis peças da exposição passaram e o correspondente selo verde. Na maioria dos casos, foi usada a combinação das tecnologias laser, G2 e E-Soft. Veja a Galeria de Fotos com os detalhes.
- Foto 1
- Foto 2
- Foto 3
- Foto 4
- Foto 5
- Foto 6
- Foto 7
- Foto 8