Processo foi criado em parceria com uma fábrica chinesa e resultou na economia de 12 milhões de litros de água em relação à produção de 100 mil calças jeans femininas.
A norte-americana Levi’s Strauss desenvolveu uma nova maneira de produzir jeans usando 100% de água reciclada. A marca fez um primeiro teste neste ano com a produção de 100 mil calças jeans femininas e reportou a economia de cerca de 12 milhões de litros de água, o suficiente para encher cerca de cinco piscinas olímpicas. A técnica, de acordo com a Levi’s, é o resultado de um novo padrão que será estendido para as fábricas parceiras chamada de “verifiedwater”, projetada para aliviar o stress da produção de vestuário em fontes de água doce.
O processo que recupera toda a água utilizada no acabamento das peças foi desenvolvido em parceria com uma das principais fábricas da empresa localizada no sul da China. A reciclagem acontece em várias etapas da produção reduzindo significativamente a quantidade total de água usada nas peças, segundo a companhia.
Hoje não existem normas para a reciclagem e reutilização da água na indústria de vestuário e a iniciativa pode ajudar a mudar a forma como fábricas usam o recurso, informa a empresa. O processo deve ser adotado gradativamente por seus fornecedores ao redor do mundo. O próximo da lista é uma fábrica da Nicarágua que deverá implantar o processo até o final do ano.
Não é a primeira vez que a Levi’s anuncia iniciativas sustentáveis. Em 2010, a empresa lançou o programa Water Less uma coleção de jeans que absorve uma média de 28% menos de água, chegando até 96% em determinados produtos. Também se comprometeu a reduzir o descarte de produtos químicos até 2020.