Malwee apresenta Fio do Futuro em Londres

Malwee apresenta Fio do Futuro em Londres

Coleção feita com fio produzido a partir de material reciclado integra exposição brasileira na LFW.

Pela primeira vez, a Malwee participa da agenda da LFW (London Fashion Week) por intermédio de exposição na embaixada do Brasil na capital britânica. Apresenta a coleção Abrace o Futuro, que tem por base o Fio do Futuro, desenvolvido pelo Grupo Malwee tendo composição de 85% de roupas descartadas e refibradas. Para compor a cápsula, a marca produziu 10 modelos.

Seis deles são modelos da Malwee para adultos, incluindo blusa, saia, vestido, blazer e blusão. Outros dois modelos são da Malwee Kids – um vestido e uma jaqueta. Também inclui dois acessórios feitos em crochê e macramê – um porta garrafa e um porta celular – pelo coletivo de mulheres Elas Fazem Nós. Todos os produtos estarão à venda com preços que variam de R$69,90 a R$459.

A Malwee apresenta a nova cápsula na segunda edição do Brazil Creating Fashion for Tomorrow, evento que patrocina, e cuja cerimônia de abertura consta do primeiro dia da LFW, hoje, 12 de setembro. Mas o evento para o público em geral vai de 13 a 17 de setembro, na embaixada brasileira em Londres, com entrada gratuita.

O EVENTO

O Brazil Creating Fashion for Tomorrow estreou em setembro de 2023 e conta com apoio do governo federal. Ao todo, além da Malwee, participam 21 marcas: Catarina Mina, Cura Acessórios, Demodê, Farm Rio, Flavia Aranha, Irá Salles, Isabela Capeto, Lenny Niemeyer, Marina Bitu, Nalimo, Nannacay, Neriage, PatBo, Paula Ferber, Renata Brenha, Silvia Furmanovich, Tereza Xavier, Vicenta Perrotta, Vix e WTNB.

E mais sete participantes na categoria inovadores: Amadeu, Banco de Tecidos, Ecotece + Bela Brand, Newsew 3D, Oricla Elástico + A.C.T, Pacoa Eco e Thais Cipolletta.

O tema geral A Chain Of Women trata de destacar o papel das mulheres na indústria da moda, selecionando marcas e iniciativas lideradas por talentos femininos, que sejam inovadoras e tenham atuação corporativa orientada à valorização de conceitos socioambientais. No caso da Malwee, destaca a empresa, além do fio com origem de material reciclado, o apoio ao coletivo Elas Fazem Nós acontece por meio do programa social Menos Resíduo, Mais Renda, do Instituto Malwee.

Mediante essa iniciativa, o Grupo Malwee já direcionou em torno de 30 toneladas de resíduos têxteis. O material foi empregado para capacitação e geração de renda de mulheres em situação de vulnerabilidade econômica e social, informa a empresa em comunicado à imprensa.

RELATÓRIO DE SuSTENTABILIDADE

O Grupo Malwee divulga a 10ª edição de seu relatório de sustentabilidade, que apresenta dados e resultados relativos a 2023. Conforme a companhia, o ano foi especial. Mostra o avanço de mulheres em cargos de liderança (56%) da companhia, entre os níveis de diretoria, gerência, coordenação e supervisão. O relatório também ressalta que em agosto de 2023 Gabriela Rizzo assumiu como CEO.

É a primeira vez que uma mulher ocupa o posto desde que a empresa foi criada em 1968. Também é a primeira vez que o CEO nomeado é de fora da família Weege, fundadora da companhia. Nos últimos 16 anos até 2023, o posto era de Guilherme Weege, que saiu para tomar assento como presidente do Conselho de Administração.

Segundo consta do relatório de sustentabilidade, de forma geral, as mulheres são maioria no quadro corporativo da empresa, representando 66% do total dos 3.600 colaboradores.

DESTAQUES DO RELATÓRIO

Em 2023, houve redução de 37% das emissões de gases de efeito estufa nos escopos 1 e 2, em comparação a 2019.

Cerca de 111 milhões de litros de água foram reutilizados na produção das peças.

Economia de 512 bilhões de litros de água comparado ao ano anterior de 2022.

No total, o Grupo Malwee produziu 36 milhões de peças. Desses, 88% dos produtos incorporam algum atributo de sustentabilidade. Seja no uso de material alternativo ou na implementação de novos processos industriais, informa o relatório.

fotos: divulgação