Nova acreditação estará disponível a partir de março para todos os países e unificará os programas atuais Eco Passport e Friendly Chem.
A partir de março a associação internacional Oeko Tex inicia o programa de certificação para auxiliares químicos têxteis Eco Passport. As certificações Eco Passport e Friendly Chem já são fornecidas por institutos ligados a Oeko Tex baseadas nos critérios da associação, mas a partir deste ano, o programa será unificado, tornando a acreditação mais rigorosa e abrangente, esclarece Regina Guidon de Assis, country manager no Brasil do Citeve (Centro Tecnológico da Indústria Têxtil e do Vestuário de Portugal), que faz parte da associação.
Regina destaca dois pontos importantes dessa mudança: a certificação será internacional, tendo os mesmos critérios em todo o mundo; e os fabricantes de artigos têxteis interessados em obter o Oeko–Tex, principalmente neste momento cuja tendência é de aumentar as exportações devido à alta do dólar, serão beneficiados nesse processo caso seus fornecedores de insumos químicos sejam certificados com a Eco Passport.
Regina informa que o mercado onde mais cresce a demanda por certificação é a China, por ser uma importante exportadora e atendendo a critérios de países da Europa e dos Estados Unidos que as valorizam no momento de contratar fornecedores.