Nos primeiros nove meses do ano, país aumentou em 8% as vendas desse tipo de insumo, inclusive para a indústria têxtil, sobre igual período de 2014.
Explorando a biodiversidade botânica do país, o Peru vem ampliando a produção de corantes naturais, inclusive para a indústria têxtil, e aumentando as exportações desse tipo de insumo. De janeiro a setembro, as empresas peruanas exportam US$ 71,5 milhões, para 60 países como Alemanha, Estados Unidos, Holanda, Reino Unido, Dinamarca, Japão e França. Esse volume representa 8,1% a mais em relação a igual período do ano passado, informa em comunicado ao mercado a agência de promoção às exportações, vinculada ao ministério do Exterior y Turismo.
Para divulgar esses produtos como seguros e confiáveis, a agência PromPerú produziu um vídeo promocional sobre diversidade natural, proteção ao meio ambiente e adequação aos padrões internacionais de trabalho em torno dos corantes naturais, que serão veiculados a partir de 2016 em missões e feiras comerciais fora do país.
Entre as fontes de corantes naturais, a agência destaca a cochonilha, de cor carmim, “uma das mais procuradas do mundo, sendo o Peru o país que fornece 95% do insumo ao mercado internacional”, cita, acrescentando à lista açafrão, calêndula e urucum. Para a indústria têxtil, um dos principais é a antocianina extraída do milho roxo. As regiões de maior produção de corantes naturais no Peru estão nas cidades de Arequipa, Ica, Cusco, Cajamarca e Lima.