Parceria com o Citeve explora circularidade, biomateriais e passaporte digital em desfile imersivo durante o evento.

Bioeconomia e sustentabilidade na indústria têxtil e de vestuário estarão entre os principais temas em debate no Febratex Summit 2025, evento marcado para 19 a 21 de agosto, em Blumenau (SC). Um dos destaques da programação será a participação do Citeve (Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal) que conduz, no dia 20, uma atividade que combina apresentação de soluções técnicas e mostra de moda com foco em inovação.
Com curadoria da pesquisadora Luani Costa, o Citeve promove uma knowledge walk — um percurso com estações temáticas que ilustram, por meio de peças e materiais, avanços desenvolvidos na indústria têxtil portuguesa. O objetivo é apresentar, de forma didática, aplicações reais de conceitos como biomateriais, circularidade, reciclagem, rastreabilidade e design sustentável.
A atividade será concluída com um desfile de moda com proposta imersiva, mostrando looks em ambiente sensorial que reforça os conceitos de sustentabilidade, inovação e circularidade incorporados às peças. A apresentação reúne 10 conjuntos de peças desenvolvidos a partir de insumos de base biológica, além de tecidos reciclados ou regenerados, e conceitos de ecodesign visando zero desperdício.
SEM INSUMOS FÓSSEIS
Também chamados de materiais biobased, os biomateriais são derivados de fontes como resíduos agrícolas, algas ou celulose regenerada, e se apresentam como alternativas aos insumos fósseis. Já a circularidade propõe a ampliação do ciclo de vida útil dos produtos por meio de práticas como reúso, reciclagem e reaproveitamento de recursos.
Outro destaque da apresentação será o passaporte digital de produto, ferramenta que agrega, em formato eletrônico, dados como origem, composição, pegada ambiental e ciclo de vida de cada peça, exigida pela União Europeia. A tecnologia é apontada como um dos caminhos para aumentar a transparência na cadeia produtiva e facilitar o rastreamento das informações por marcas, fornecedores e consumidores.
“A ideia é que essa experiência ajude o público a visualizar como a bioeconomia já está transformando o setor têxtil e por que esse caminho não tem mais volta”, afirma a pesquisadora brasileira Luani Costa, do Citeve, em comunicado à imprensa do Febratex Summit 2025.
Com mais de 30 anos de atuação, o Citeve é referência em pesquisa aplicada ao setor têxtil e de vestuário europeu. A colaboração com o Febratex Summit teve início em 2019 e foi retomada em 2023 com uma exposição técnica. A edição deste ano marca a primeira apresentação combinando conteúdo técnico e moda.
“A presença do Citeve no Summit representa uma oportunidade de aproximação entre os setores têxteis da América Latina e da Europa, especialmente em torno de temas como bioeconomia e inovação sustentável”, observa Giordana Madeira, diretora-executiva do Febratex Group, no comunicado.
A iniciativa faz parte da programação oficial do Febratex Summit 2025, que reunirá especialistas brasileiros e internacionais para discutir os desafios e as tendências que influenciam o futuro da indústria têxtil.
foto: divulgação (edição passada do Febratex Summit, realizada em 2023)