Marca de moda sustentável que só trabalhava com camisetas investe em novo mercado e em vendas para o varejo.
Há cinco anos no mercado de moda sustentável, a Recikle decidiu diversificar a oferta de produtos. Concentrada na vendas de camisetas e polos para o mercado de atacado, a marca decidiu estrear com uma linha de jeans. Também vai adequar a estratégia para estender de maneira mais enfática a atuação no varejo. “Acredito que o jeans é o tipo de produto que tem apelo para o varejo”, diz Rafael Felsemburg, fundador da empresa.
Para fazer essa transição, a Recikle adotou nova identidade visual e renovou o site a fim de dar foco no varejo. Por enquanto, são dois modelos de calças de denim, um para homens e outro para mulheres. As peças chegam ao mercado no final de outubro e serão vendidas a R$ 260 cada uma. Mas, até lá,a Recikle optou por fazer uma pré-venda com preço promocional de R$ 210.
A partir de segunda-feira, 23 de setembro, até a estreia oficial, a campanha de pré-venda ficará aberta no site da empresa. Para o público acompanhar, a marca instalou um relógio de contagem regressiva.
O DESAFIO DA PRODUÇÃO E TAG COM FORMAÇÃO DE PREÇO
Até agora o principal mercado da Recikle tem sido as áreas de uniformes profissionais e eventos. A produção é terceirizada. Camisetas e polos são confeccionadas em ateliês localizados em comunidades carentes da cidade de São Paulo. Mas, com o jeans, o cenário mudou, reconhece Felsemburg. “Pensávamos em lançar esses produtos desde o final do ano passado. Mas esbarramos em ateliês sem transparência na prestação de contas, sobretudo em torno da remuneração do pessoal de costura. Outros estavam instalados em locais insalubres. Topamos com muitos até decidimos trabalhar com uma fábrica de jeans que opera com uma rede de facções em cidades pequenas de Minas Gerais”, conta o empresário.
O tecido escolhido para esses primeiros dois modelos é da linha de denim da Vicunha, que usa fios reciclados de sobras das fábricas, não tem tingimento e conta com elastano na composição. “Para a lavanderia, optamos apenas pelo amaciamento”, acrescenta Felsemburg.
Outra novidade para o mercado do jeans é que as calças da Recikle virão com um tag de papel semente contendo o que o empresário chama de “gráfico de transparência”. É um descritivo mostrando as nove variáveis de formação do preço do produto, desde o tecido até o lucro, passando por confecção, reinvestimento, despesas variáveis e fixas, logística, embalagem e aviamentos.
DOIS MODELOS
O Amaranto é o modelo masculino, com corte reto, e o Amarilis é um mom jeans. Entre os detalhes um ganchinho ao lado do bolso da frente para pendurar as chaves na calça para homens. Ambos os modelos contam com acabamento interno nas laterais das pernas em fita colorida para aparecer quando a calça for usada com a barra dobrada. E para forro de bolso serão usadas as sobras de malha da produção das camisetas.
Além do varejo, a Recikle pretende montar um canal de multimarcas que atuem no mercado de moda sustentável.