Recover abre quarta usina de reciclagem

Recover abre quarta usina de reciclagem

Como previsto no plano de expansão, nova planta fica no Vietnã, terceiro país maior exportador de têxteis.

Recover abre quarta usina de reciclagem

A espanhola Recover Fiber investe para aplicar tração em seu plano de expansão e abre sua quarta usina de reciclagem têxtil. Como previsto, a nova fábrica fica no Vietnã, terceiro país maior exportador de têxteis e vestuário. O anúncio foi feito em dezembro, com a expectativa de entrar em operação no início de 2025.

Localizada na província de Dong Nai, a nova usina recicladora fica próxima de unidades de coleta e triagem de resíduos têxteis daquele país, reduzindo os custos e a pegada de carbono vinculada ao transporte. Ocupa área de 14 mil metros quadrados, onde operará com duas linhas de reciclagem de última geração. A expectativa é a usina produzir 10 mil toneladas de fios de algodão reciclado por ano.

Conforme a empresa, um dos principais produtos da instalação será o RMix, a solução de reciclagem da Recover para misturas de algodão e poliéster. “Esse processo pioneiro elimina a necessidade de separar fibras, superando um desafio de longa data da indústria na reciclagem de polialgodão e oferecendo uma vantagem sustentável significativa em termos de eficiência energética”, afirma o comunicado de imprensa.

OUTRAS 3 USINAS

Recover abre quarta usina de reciclagem

A primeira fábrica da Recover Fiber fica na Espanha, na região de Valência, que com a instalação de uma segunda linha de produção tem capacidade para produzir 16 mil toneladas de fios de algodão, com mistura de material reciclado e virgem.

Como parte do plano de expansão, a Recover abre usinas de reciclagem em países da Ásia. Começou em maio de 2021, quando abriu uma fábrica no Paquistão, em parceria com o fabricante têxtil local Artistic Denim Mills.

Um ano depois, a Recover inaugurou a terceira usina de reciclagem. Desta vez, em Bangladesh, na cidade de Dhaka. É a maior usina, cuja capacidade poderá atingir 65 mil toneladas de fios de algodão reciclado por ano.

A participação de fibras recicladas na produção mundial ainda é pequena, como mostra o novo relatório anual da Textile Exchange.