Dados indicam que consumo da empresa seria três vezes menor que a média mundial.
De forma inédita, a Santista divulga ao mercado o volume de água gasto em suas fábricas por metro de denim produzido. Em vídeo, durante palestra na semana de lançamento das têxteis, a empresa informou que usa 10 litros de água para a produção de cada metro. E compara o valor à média mundial, que seria de 30 litros de água por metro de tecido em geral.
De acordo com Sueli Pereira, gerente de comunicação e moda da Santista Jeanswear, a média é uma referência mundial para a indústria têxtil. O vídeo divulgado faz ainda um recorte para o consumo de água ao longo da cadeia do jeans. Por esse cálculo, a produção de cada calça jeans gastaria 3.060 litros de água, desde o cultivo do algodão até os processos de lavanderia, conforme dados de consultoria contratada pela Santista.
Desse total, o algodão absorveria 2.907 litros. Os dados que a Santista divulga apontam que a etapa de fabricação de denim tem gasto estimado em 61 litros de água, em cálculo que considera que uma calça usa 1,2 metro de tecido. Na lavanderia, mais 92 litros de água.
A divulgação dessas informações tem a ver com a estratégia da Santista de visão integrada e atuação em cadeia. “Nossa ideia é pegar todo nosso conhecimento e juntar com todo o conhecimento de vocês”, afirmou Sueli à plateia que assistia sua palestra de tendências do jeans para o verão 2024.
NOVOS PRODUTOS
Com essa visão, a empresa ampliou o Projeto Eco Laundry lançado no primeiro semestre, com produtos desenvolvidos para causarem menos impactos ambientais. O desenvolvimento dessa linha engloba todas as fases do processo de produção, como fiação, construção, tingimento e acabamento. A intenção é otimizar práticas sustentáveis em lavanderia, destaca a Santista.
A empresa apresentou os lançamentos Blackout e Blackout Stretch (blacks); Slime Light Blue; Jessie; Legend Triblend; New Glue Lazuli; e New Push Up Lazuli. Conforme a Santista, os lançamentos New Push Up Light, Jessie e Legend Triblend obtiveram Green score no LSF (método da Jeanologia). Uma outra novidade nas famílias da coleção são os tecidos com tingimento Black over Black e Lazuli.
EXPECTATIVA DO SEMESTRE
Newton Coelho, diretor de negócios da Santista, avalia que as promoções de Black Friday do comércio possam incentivar as vendas de vestuário, itens de ticket menor que eletrônicos para um consumidor de renda contida. Confirmada essa procura por roupas, as tecelagens poderiam registrar um dezembro de vendas aquecidas, de aumento inesperado como foi em 2021.
foto: divulgação