Souza e Cambos começa reúso de água a partir deste ano

A lavanderia mineira, que pretende reciclar 50% do efluente, também vai substituir duas secadoras por modelos maiores, comprar mais uma lavadora e manter os cursos de aperfeiçoamento para funcionários.

A lavanderia mineira, Souza e Cambos, localizada em Elói Mendes e dona da marca de jeans Cambos, completará 15 anos em março anunciando algumas novidades. No decorrer de 2013, a empresa que já tem sete secadoras com capacidade para 50 quilogramas cada uma, vai substituir duas delas por outros dois modelos maiores, com capacidade de 100 kg. Outros investimentos para o ano incluem a compra de mais uma lavadora de 10 kg, que chega na próxima semana, totalizando quatro em operação; e o início do processo de reúso de água. A estrutura para tratar e reutilizar a água na área industrial está pronta, explica Tony Lopes, supervisor de lavanderia. A intenção é conseguir reciclar 50% do efluente.

Divulgação

Também vai manter os cursos de aperfeiçoamento para os funcionários de cada departamento, realizados uma vez por ano. As medidas integram o esforço da empresa para implantar o Selo de Qualidade e Sustentabilidade da Anel (Associação Nacional das Lavanderias). “Já atingimos os requisitos necessários para o primeiro nível (bronze) e estamos nos preparando para o prata”, destaca Lopes. A produção mensal da lavanderia atinge 4 mil peças, entre denim e sarja. Do total, 70% correspondem às coleções da Cambos e 30% são serviços para terceiros. No último verão, o processo de lavanderia mais pedido foi o tie-dye, já para o inverno, segundo Lopes, a sarja nos tons verde militar e vermelho foram as mais solicitadas.