Troc estreia com logística reversa

Troc estreia com logística reversa

Brechó online criou seu modelo de Resale-as-a-Service (Rass) para atrair marcas do mercado brasileiro e começa com Reserva Mini.

Troc estreia com logística reversa

Plataforma online de roupas, calçados e acessórios de segunda mão, a Troc lançou o próprio modelo de logística reversa. O serviço Resale-as-a-Service (Rass) será prestado a marcas que operam no mercado brasileiro. Para a estreia, fez acordo com o Grupo Reserva, que resolveu testar o canal com a marca Reserva Mini. Por essa solução, os consumidores enviam as roupas que não querem mais e recebem de volta créditos a serem gastos em novas compras. As peças recebidas serão vendidas pela plataforma.

A Troc foi fundada em 2016, com produtos para mulheres e crianças, inspirada na norte-americana ThredUp, o maior marketplace de moda de segunda mão do mundo. No caso brasileiro, são peças usadas ou compradas e nunca usadas desde que ainda mantenham a etiqueta original. Em relação às roupas da Reserva Mini, podem ser usadas, novas com ou sem etiquetas. Pelo serviço anunciado, a logística reversa fica a cargo da Troc Rass. O consumidor entra no site da Reserva Mini e solicita a coleta, que não é cobrada. As roupas ficam com a Troc que processa as peças e coloca para vender na plataforma.

O Rass na Reserva foi batizado de RSVCircular. De acordo com a marca, ao solicitar a coleta, os consumidores podem incluir na remessa peças de outras marcas, desde que três delas sejam obrigatoriamente da Reserva Mini. Cada remessa gera crédito para recompra nas lojas da Mini. Nas cidades de Curitiba e São Paulo, a Troc retira as peças na casa do cliente. Em outras praças, o consumidor envia pelo correio sem custo para ele.

ECONOMIA CIRCULAR E LOGÍSTICA REVERSA

“Que o futuro do varejo é circular, nós já sabíamos, mas a TROC conseguiu fazer com o que processo ficasse simples e fácil para os consumidores e também para as marcas. No Grupo Reserva queremos cada vez mais ser sustentáveis e essa parceria faz parte dessa enorme jornada que temos pela frente”, declarou o CEO do Grupo Reserva, Rony Meisler, no comunicado à imprensa sobre o acordo.

Na nota, Luanna Toniolo, CEO da Troc, avalia que com a pandemia de covid-19 o mercado nacional de revenda possa crescer. “Se antes a previsão era dobrar de tamanho, acredito que teremos boas surpresas pela frente”, afirma a empresária.