Empresa sueca lidera projeto de reciclagem de tecido de algodão, processo considerado de grande desafio para a indústria têxtil.
Uma calça jeans que vira vestido de malha. Esse foi o apelo da empresa sueca Re:Newcell para mostrar o resultado do projeto que visa desenvolver tecnologia para produzir tecidos novos, com fibras de alta qualidade, a partir da reciclagem de roupas feitas de algodão. Segundo a empresa, o processo criado representa um avanço e tanto para a indústria têxtil mundial e, em particular, para a sueca como oportunidade para disputar mercado com produtos tidos como ecológicos.
Não por acaso, o vestido amarelo girassol foi apresentado em atividade que integrou a programação da recente edição da Almedalen Week, evento de caráter político realizado anualmente na Suécia no início de julho. O projeto da Re:Newcell defende que o futuro passa pela mistura de fibras novas com outras feitas de têxteis reciclados ou por fibras produzidas somente com material totalmente reutilizado.
Além da Re:Newcell, o projeto de reciclagem de roupas de algodão conta com a cooperação de pesquisadores de dois centros de pesquisa da Suécia – Royal Institute of Technology e GreenHouseLabs; da Wargön Innovation, que trabalha para montar um centro de reciclagem têxtil na Suécia, viabilizando a escala industrial; da Svenskt Konstsilke, fabricante de fios; e da escola na área têxtil Textilhögskolan i Borås.