Vicunha adere a dois ODS da Agenda 2030

Vicunha adere a dois ODS da Agenda 2030 do Pacto Global da ONU

Compromisso com o Pacto Global da ONU envolve água e consumo e produção responsáveis.

Há cerca de um ano a Vicunha assinou o Pacto Global da ONU pela Rede Brasil. Agora, o maior fabricante de denim e sarja do Brasil anuncia os dois ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) aos quais inicialmente se compromete para contribuir com a Agenda 2030, que envolve ao todo 17 objetivos. A Vicunha adere ao ODS de número 6 trata de acesso universal à água potável e saneamento. O outro é o ODS 12 que assegura padrões de produção e de consumo sustentáveis.

Vicunha adere a dois ODS da Agenda 2030 do Pacto Global da ONU
Imaizumi, da Vicunha (foto/divulgação)

“Para a Vicunha, sustentabilidade é desejar o bem às pessoas, à comunidade e a este planeta único onde vivemos. Não existe abundância de água no mundo, por isso temos que evoluir na questão de responsabilidade dentro das organizações para deixarmos um legado para o futuro”, declarou Marcel Imaizumi, diretor de operações, supply chain e novos negócios da Vicunha, em comunicado ao mercado.

COMPROMISSOS

A nota à imprensa explica que a Vicunha assinou o Pacto Global da ONU estabelecendo os compromissos que assume para a década no âmbito dos dois ODS. Entre os quais está o de zerar o consumo de água de mananciais de superfície no Ceará, onde estão duas de suas plantas industriais.

ODS 6 | “A Vicunha se compromete, até 2030, em aumentar a eficiência do uso da água de duas formas: reduzindo o consumo de água e zerando o consumo de água de mananciais de superfície no Ceará.

ODS 12 | “A Vicunha também se compromete, até 2030, a aumentar a produção de tecidos sustentáveis (fibras recicladas, menor consumo de água, químicos e energia) e reduzir o envio de resíduos para aterros.

RESULTADOS OBTIDOS

Ao anunciar a adesão aos dois ODS, a Vicunha ressalta o histórico de iniciativas sustentáveis anterior à assinatura do Pacto Global da ONU. E informa os resultados que obteve:

:: A empresa utiliza 6,8 mil toneladas de reaproveitamento interno de fibras de algodão recicladas e reutilizadas dos resíduos gerados por ano nos processos de fiação a tecelagem.

:: Economia de mais de 83 milhões de litros de água por ano.

:: Economia de 11 mil MWh de energia por ano.

:: Compensação de 30 mil toneladas de CO2 por ano e o uso de até menos 95% de água e de químicos em diversos artigos.