No evento Adobe Max 2023 a pesquisadora Christine Dierk sacudiu a plateia apertando um botão.
Na conferência de criatividade Adobe Max 2023, a pesquisadora Christine Dierk mostra o resultado do Project Primrose, que desenvolve roupas e acessórios feitos de material interativo que muda o visual com um simples apertar de botão. Ela sacudiu a plateia reunida em Los Angeles usando um vestido tomara-que-caia cuja frente estava coberta por pequenas peças feitas de um material geralmente aplicado em janelas inteligentes.
“Nosso sistema utiliza cristal líquido disperso em polímero (PDLC) com suporte reflexivo, um material eletroativo comumente usado em aplicações de janelas inteligentes. Este material não emissivo de baixo consumo de energia pode ser cortado em qualquer formato e difunde a luz de forma dinâmica”, explica a Adobe em material divulgado sobre o Project Primrose.
Para a apresentação, a pesquisadora da Adobe criou quatro padrões que ela mostra alternando conforme fala brevemente sobre o projeto. Ela também comenta que é possível deixar as peças de modo que balacem e mudem conforme o movimento de quem veste a roupa.
Conforme a Adobe, os padrões a serem aplicados podem ser desenvolvidos usando aplicativos da companhia como Firefly, After Effects, Stock e Illustrator.
DETALHES
De acordo com informações da Adobe, as peças que revestem a superfície do vestido são “módulos difusores de luz reflexivos para sistemas de display flexíveis não emissivos”. Para a pesquisa, além do vestido, a equipe criou um modelo de bolsa. E embora ainda esteja em estágio de prova conceito, a empresa acrescenta que a tecnologia poderia ser aplicada em outras atividades criativas, como a indústria moveleira.
Outras tecnologias que mudam de cor ou padrão já foram mostradas antes. Mas a da Adobe se difere por não usar tintas especiais ou displays eletrônicos.
Assista vídeo curto da Adobe com a apresentação da pesquisadora Christine Dierk usando o vestido em que troca os padrões.