Arulav moderniza controles

A empresa está prestes a terminar automação com sistema Gestum

A Lavanderia Arulav está prestes a concluir a automação da parte administrativa da empresa. O processo de implantação do sistema Gestum, da Multitherm, começou há cerca de dois anos e visa integrar toda a produção, com as áreas de administração e faturamento.

 

“Nós já tínhamos um sistema do tipo, mas era de tinturaria. Há dois anos começamos a implantar a parte administrativa. Esse processo é muito difícil, pois, os ajustes têm que ser feitos de acordo com as necessidades de cada empresa”, conta Rose Arimura, uma das sócias da Arulav.

 

Há cinco anos, a empresa começou pela automação dos equipamentos de  produção na lavanderia. Foram implantados os módulos de edição de processos, de produção, de passagem de produtos químicos, de administração, de manutenção e de custos, explica Rose. Foi expandindo a aplicação para outras áreas da empresa até chegar à parte de gestão propriamente dita.

 

Com cem funcionários, a Arulav tem capacidade para produzir 300 mil peças por mês, mas processa em média 120 mil peças mensais. Além da automação, a empresa investiu na compra de equipamentos como a estufa para atender a demanda por peças com aplicação de resina. “Sempre há novas técnicas que necessitam de equipamentos diferentes, portanto, uma indústria sempre precisa de novos investimentos”, diz a executiva.

 

A Arulav era originalmente uma estamparia, e tornou-se lavanderia quando os atuais proprietários compraram a empresa há 23 anos. A beneficiadora funciona em Arujá, município da grande São Paulo. Além do tratamento de efluentes, a empresa também reusa parte da água consumida no processo de beneficiamento, mas Rose não informa mais detalhes dessa operação.