Pesquisa realizada pela E-bit aponta que 84% dos consumidores online ativos devem aproveitar a sexta-feira de descontos, marcada para 25 de novembro.
Apesar da cultura do Black Friday ainda ser recente no país, a adesão dos consumidores brasileiros aos descontos promovidos pelos sites de comércio eletrônico tem crescido, ampliando o potencial desse mercado. Pesquisa realizada pela consultoria E-bit aponta que 84% dos compradores online ativos têm intenção de aproveitar a sexta-feira de descontos, marcada este ano para 25 de novembro, representando aumento de três pontos percentuais comparado a 2015. O estudo estima que o faturamento, somente nesse dia, deve chegar a R$ 2,1 bilhões, que representaria crescimento nominal próximo de 30% em relação à edição de 2015, ano em que as vendas superaram as expectativas, alcançando R$ 1,6 bilhão.
Estudo do Google sobre a Black Friday brasileira em 2015 indicava que as intenções de compra nas pesquisas pré-evento foram dedicadas ao setor de moda, respondendo por cerca de 15% das buscas. Na semana que antecedeu à Black Friday, o número de pesquisas com essa palavra-chave em destaque chegou a dobrar.
Conforme a pesquisa da E-bit, os produtos com maior intenção de compra em 2016 pertencem às categorias Eletrônicos (34%); Eletrodomésticos (28%); Telefonia e Celulares (27%); Informática (23%); Casa e Decoração (13%); e Moda (11%). Para esse levantamento, foram entrevistadas 5.791 pessoas e a pesquisa considera ainda o aumento de 31% no número de consumidores virtuais ativos no primeiro semestre de 2016, de acordo com dados do relatório WebShoppers 34.
O cartão de crédito vence disparado como a forma de pagamento mais utilizada, seguido do dinheiro, boleto bancário, cartão de débito e sistemas de pagamento online, como o PayPal. Antes de fazer uma compra, o consumidor avalia preço (42%), o mais decisivo, depois as opções de parcelamento (21%) e custo do frete.