Pelo Moda it, o site originalmente voltado à comparação de preços abre opção de venda de produto dentro da própria plataforma.
Com a mudança de estratégia, de site de comparação de preços para marketplace, o Buscapé vai vender produtos começando por moda. Criado há seis anos como um dos primeiros blogs a produzir conteúdo sobre moda e beleza e apontar tendências, o Moda it evoluiu para a opção de comércio eletrônico próprio. Conforme explica a gerente de negócios da empresa, Patrícia Bellini, antes o consumidor podia escolher uma peça no site, mas era direcionado a uma loja de uma marca parceira. “Agora a aquisição dos produtos se dá na própria plataforma, permitindo a compra em diversas lojas em uma única transação, sem sair da navegação do site”, afirma.
O Moda it surgiu como um agregador de blogs de moda de terceiros e foi investindo em conteúdos próprios, adquirido pelo grupo Buscapé em 2012. Com essa nova proposta, o portal se diferencia de outros comércios eletrônicos por contar com a curadoria de especialistas e colunistas, diz a empresa. Eles funcionam como consultores de moda, auxiliando na combinação de peças, sugerindo roupas para ocasiões especiais, dão opinião sobre qualidade do produto, divulgam fotos com sugestão de looks, dicas e respondem dúvidas online.
“Antes o portal gerava ‘leads’ e ganhava uma porcentagem por clique, agora trouxemos o processo para o Moda it que recebe uma porcentagem pela venda”, diz Patrícia. Depois de ler um artigo sobre alguma tendência, por exemplo, o site apresenta ao consumidor uma ‘vitrine’ de produtos que comercializa e se relacionam ao editorial, incentivando a compra.
Atualmente, o marketplace Moda it mantém em sua carteira de clientes 30 marcas, como as geridas pela Restoque (Le Lis Blanc, Dudalina, John John, Bobô, Rosa Chá, entre outras), Loungerie e Amaro. Até o final do ano, tem como meta dobrar o número de grifes. Essa expansão, de acordo com a gerente, é fruto de uma pesquisa cuidadosa, para atender o perfil dos seguidores do site.
Mensalmente o Moda it posta cerca de 1,2 mil looks e produz em torno de 300 dicas de produtos que podem ser adquiridos no website ou pelo aplicativo no celular, tendo no total 1,5 milhão de seguidores nas redes sociais: são 800 mil seguidores no Facebook e 300 mil no Instagram.
Entre especialistas e colunistas, o portal conta com sete colaboradores. Além do público feminino tem opções também para homens e público infantil.