A marca de moda sustentável apresenta a Dois de Novembro com venda pela internet a partir de quinta-feira, 27
Há quatro anos no mercado de moda sustentável, a Ecow (Ecological Conscience on Wearing) apresenta mais uma coleção produzida através do reaproveitamento de tecidos, renova a parceria com a Vicunha para receber doação de retalhos da fabricante e anuncia a criação de uma loja virtual que entra em operação até o fim desta semana.
Constituída por 80% de vestidos, a nova coleção, intitulada Dois de Novembro, é inspirada na rainha Maria Antonieta com aspectos que unem o romântico e o rock, e será acompanhada do lançamento de uma loja virtual para venda em varejo, com início de operação programado para a próxima quinta-feira, 27, como afirma a estilista da marca Renata Drummond, transmitindo todo o otimismo com o novo negócio.
Reforçando a identidade, Renata explica que a principal forma de produção da Ecow está baseada no reaproveitamento e reforma das sobras de tecidos de confecções e têxteis. “Apesar de sermos uma marca de moda sustentável, a produção com tecidos orgânicos não é a nossa maior ferramenta. Para essa coleção, por exemplo, teremos uma linha de camisetas feitas com algodão orgânico e com tecido de fio pet, mas o nosso foco é o reaproveitamento de matéria-prima”, acrescenta a estilista que também explica que devido a essa forma de produção, o número de peças produzidas varia bastante, podendo limitar a oferta de modelos em função da quantidade de tecido disponível.
Atualmente, a marca orienta suas coleções para um público jovem, sobretudo mulheres entre 15 e 30 anos de idade. A estilista ainda ressalta o trabalho feito com bordadeiras de Minas Gerais que trabalham os detalhes de certos itens da marca. A produção concentra-se nas duas fábricas da Ecow, em São Paulo e Belo Horizonte, mas alguns processos são terceirizados.
O jeans compõe, na maioria dos casos, os detalhes das peças. “Nas mangas, bojo, busto e costas, são os lugares em que mais usamos o jeans que é doado pela Vicunha a partir das sobras de corte”, afirma Renata. Na nova coleção, o modelo ressaltado foi o vestido feito com sarja branca, coberto por um tule preto com desenhos de caveiras.
A marca trabalha exclusivamente em lojas multimarcas, composição de receita que tende a mudar com o início da operação da loja virtual. Participa de feiras e bazares de moda, com destaque dado pela estilista à presença no evento Mistura Fina, com data marcada para o próximo dia 26 de novembro, na unidade paulista do Istituto Europeo de Design, na capital.
fotos: divulgação