No Brasil, a Claro oferece um modelo de relógio localizador e a Ventrix lançou um bottom de monitoramento para fixar nas roupas da garotada.
A segurança das crianças está norteando uma série de lançamentos de dispositivos vestíveis, os chamados wearables, unindo a indústria e as telecomunicações. A operadora Claro, em parceria com a fabricante nacional de eletrônicos DL, lançou um relógio inteligente com localizador GPS, o Kids On. O relógio tem botão de SOS que realiza uma ligação automática para o smartphone dos pais em caso de emergência, disponível para os sistemas operacionais Android e iOS.
Por meio de um aplicativo no celular, os pais podem rastrear a criança, enviar mensagens de voz para o relógio, controlar a agenda de contatos e também definir uma área por onde ela pode circular. Caso a criança se desloque para fora da “zona de segurança”, os pais recebem uma notificação no celular. Voltado para crianças de quatro a 12 anos, o relógio vem com um chip da operadora permitindo o uso como celular para fazer e receber ligações. Em situações de risco, a criança pode acionar um botão de ajuda que realiza automaticamente uma ligação para um número pré-cadastrado no aplicativo e envia um alerta com sua localização. O produto custa R$ 360 na loja online e em algumas lojas físicas da Claro na cidade de São Paulo. Para utilizá-lo, será necessário contratar um plano mensal – de voz e dados – que custa R$ 39,90.
Outra empresa que apostou na necessidade de monitoramento dos bebês pelos pais foi a brasileira Ventrix que lançou o BabyHug. Similar a um bottom, ele é afixado na roupa do bebê, permitindo o monitoramento da movimentação da criança. Por meio de um sensor, o dispositivo verifica a respiração, posição, movimentos bruscos e eventuais quedas. Além disso, o aparelho é capaz de determinar a qualidade do sono do bebê, se está tranquilo ou prestes a acordar, ao analisar seus pequenos movimentos enquanto dorme. Os dados coletados pelo bottom são enviados, em tempo real, para um aplicativo de smartphones e tablets com o mesmo nome e a conexão com o dispositivo é feita via Bluetooth.
A Ventrix é dedicada à área de saúde e prevê lançar outros dispositivos vestíveis. Para desenvolver o BabyHug, a empresa recebeu um investimento de R$ 1,2 milhão do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e de outros fundos de investimentos. O produto está disponível para nos principais sites brasileiros de comércio eletrônico por R$ 649,00.